Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Imaculada Conceição - Passos-MG

Colégio

Imaculada Conceição

Passos-MG

Em Destaque
Educação Infantil

Jardim em ação: uma caça ao tesouro cheia de letras e magia

As turmas do Jardim deram início ao projeto "Letras no Varal" com uma atividade superdivertida: um caça ao tesouro!

As crianças foram convidadas a embarcar nessa proposta lúdica, repleta de descobertas e cooperação. O objetivo? Encontrar o varal de letras escondido e, com ele, explorar o mundo das letras de forma leve e criativa.

A atividade permitiu que os alunos desenvolvessem diversas habilidades socioemocionais, como cooperação, trabalho em equipe, comunicação, respeito ao tempo do outro e empatia. Além disso, exigiu atenção, percepção visual, orientação espacial e coordenação motora, já que os alunos precisavam explorar o espaço e manusear o varal de letras.

Foi uma experiência rica, leve e significativa, que uniu aprendizado e diversão em um só momento. As crianças participaram com entusiasmo, interagiram com os colegas e se encantaram com cada nova descoberta.

Fonte: Profª Beatriz Rodrigues Feres Pereira

Clique aqui e leia mais ...

Pequenos artistas do Maternal II criam com consciência e cor

Nossos pequenos artistas das salas do Maternal II embarcaram em uma aventura criativa, cheia de cores, formas e descobertas.

Com potes, rolos, caixas de ovos e outros materiais recicláveis, eles soltaram a imaginação e transformaram sucatas em verdadeiras obras de arte.

Enquanto exploravam diferentes texturas e técnicas, desenvolveram a coordenação motora, a criatividade e a consciência ambiental — tudo com muita alegria e mãos coloridas de tinta!

Foi um momento especial, em que o brincar se uniu ao cuidado com o planeta. Parabéns, artistas!

Fonte: Profª Iára Machado Felício

Clique aqui e leia mais ...

Construindo autonomia no Maternal I: uma tarde no Jardim Sensorial

Aproveitamos uma tarde ensolarada de outono para estender as roupas no varal do nosso Jardim Sensorial. Pegamos os prendedores, abrimos bem as roupinhas e as colocamos ao sol. O vento soprava devagar, e as roupas dançavam felizes!

Por meio dessa brincadeira simbólica com as crianças do Maternal I, trabalhamos e estimulamos a criatividade, a imaginação, a coordenação motora, o movimento de pinça, a organização espacial, a rotina e a responsabilidade doméstica.

De maneira leve e divertida, as crianças aprenderam, enquanto se divertiam, um dos afazeres domésticos que são essenciais em nosso dia a dia.

Fonte: Profª Letícia Mizael Maia

Clique aqui e leia mais ...

Maternal I no Piquenique da Ana: uma tarde de frutas e aprendizado

A turminha do Maternal I – Alfa e Beta, juntamente com as professoras e as monitoras Sara e Thaís, participou do piquenique da Ana, a menina que adora frutas.

Foi uma tarde agradável ao ar livre, cheia de frutinhas de brinquedo, bananas de verdade e uma divertida história: Ana e as frutas. A história contava sobre uma menininha que adorava frutas, sendo a banana a sua preferida.

As crianças brincaram ao ar livre, alimentaram a personagem Ana e, ao final, degustaram a deliciosa banana — a fruta favorita da personagem principal da historinha.

Por meio dessa atividade, foram trabalhados o sabor e o incentivo ao consumo de frutas, com destaque especial para a banana. As crianças alimentaram uma boneca de papel com frutinhas de brinquedo, exercitando a independência, o ato de servir ao outro, o reconhecimento das cores e da diversidade das frutas, além da coordenação motora e da socialização.

Foi uma tarde divertida e recheada de aprendizado!

Fonte: Profª Letícia Mizael Maia

Clique aqui e leia mais ...

Macarronada Colorida: a aventura culinária do Maternal I

O restaurante do Maternal I, sob o comando dos pequenos chefs de cozinha, preparou um prato exclusivo: Macarronada Colorida.

A brincadeira proporcionou uma rica e divertida experiência sensorial, estimulando o tato, a visão e até o olfato, por meio da exploração de texturas, cores e aromas.

Durante a atividade, as crianças desenvolveram a coordenação motora fina, exercitaram a curiosidade, a criatividade e ampliaram seu repertório sensorial de forma lúdica e prazerosa.

Foi uma tarde deliciosa, cheia de descobertas e muito aprendizado!

Fonte: Profª Letícia Mizael Maia

Clique aqui e leia mais ...

Minimaternal descobre a Arte com elementos da Natureza

Os alunos do Minimaternal participaram de uma atividade especial ao ar livre, na qual foram convidados a recolher folhas caídas no chão. Durante esse momento, observaram com curiosidade as cores, formas e texturas das folhas. A proposta incentivou o contato com a natureza e um olhar atento para os detalhes ao redor.

Com os materiais coletados, a professora confeccionou pincéis utilizando folhas e galhos, que foram entregues aos alunos para a criação de uma linda obra de arte. Pintar é uma forma de expressar sentimentos e emoções, e essa atividade possibilitou às crianças o desenvolvimento da coordenação motora e de habilidades cognitivas.

De maneira lúdica e sensorial, os pequenos puderam explorar a textura da tinta e dos elementos naturais. Utilizando folhas e galhos, experimentaram diferentes formas de pintura, descobriram novas marcas no papel e ampliaram suas percepções sensoriais.

Foi uma vivência rica em descobertas e criatividade!

Fonte: Profª Jéssica Milena Martins

Clique aqui e leia mais ...

Eu me vejo, eu me reconheço: uma experiência com o Maternal I

Os pequenos detetives do Maternal I entraram em ação para uma investigação pra lá de fofa: o desafio era encontrar seus próprios olhares por meio de fotografias com faixas de identificação, cuidadosamente colocadas na árvore do nosso Jardim Sensorial.

Munidas de suas lupas de papel, as crianças partiram entusiasmadas para a missão, usando a imaginação, a curiosidade e a criatividade para localizar seus rostinhos espalhados pelo espaço. Além de divertida, a atividade foi um momento significativo para trabalhar o tema da identidade.

Segundo o dicionário, identidade é o conjunto de características próprias de uma pessoa que permite sua identificação e reconhecimento. Na Educação Infantil, essa construção é explorada a partir de elementos como a cor dos olhos, o tipo de cabelo e o formato do rosto; aspectos que ajudam a criança a perceber quem ela é e a se reconhecer como única e pertencente ao grupo.

Os pequenos detetives adoraram a missão e já estão ansiosos pela próxima aventura investigativa.

Fonte: Profª Letícia Mizael Maia

Clique aqui e leia mais ...

Entre Sílabas e Encantos: a turma do Pré no Jardim Sensorial

Os alunos do Pré viveram uma experiência encantadora com a atividade Troca-Troca, parte do Projeto Nossas Histórias, idealizado pela coordenadora Juliana Zorzin.

No Jardim Sensorial, embarcaram em uma divertida caça ao tesouro, descobrindo sílabas escondidas em um baú mágico. Com entusiasmo e criatividade, transformaram essas sílabas em palavras cheias de significado.

Em seguida, penduraram suas descobertas na árvore do jardim, colorindo o espaço com alegria, imaginação e saber.

Foi uma vivência lúdica e significativa, que simboliza os primeiros passos no fascinante universo da leitura e da escrita.

Fonte: Profª Daliane de Oliveira Garcia

Clique aqui e leia mais ...

Educar é cultivar: a turma do Jardim planta hortelã e conhecimento

As crianças do Jardim vivenciaram um momento cheio de encantamento: com as mãozinhas na terra e o coração aberto à descoberta, plantaram mudas de hortelã em nossa horta escolar.

A atividade foi muito mais do que um simples plantio. Ao tocar a terra, sentir o perfume da hortelã e observar as folhas verdinhas, os pequenos exploraram seus sentidos e aprofundaram o vínculo com a natureza. Curiosos e atentos, descobriram que, assim como nós, as plantas também precisam de cuidado, paciência e afeto para crescerem fortes e saudáveis.

Agora, a missão continua: acompanhar o crescimento das plantinhas com carinho e atenção. Porque aprender também é cultivar, e cultivar é crescer juntos!

Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)

Clique aqui e leia mais ...

Fundamental Anos Iniciais

Traçando Caminhos: o 5º ano na construção do sentido de lugar

Os alunos das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, exploraram diferentes formas de se localizar no espaço. No cotidiano, uma maneira eficaz de desenvolver o pensamento espacial é por meio da observação direta do território.

A partir dessa proposta, os estudantes foram desafiados a identificar a localização do colégio, de suas residências e de diversos lugares estudados em sala de aula. No Laboratório de Informática, utilizaram o Google Earth como ferramenta de localização, o que possibilitou visualizar o espaço geográfico sob diferentes perspectivas — como a visão vertical e oblíqua — e refletir sobre sua própria inserção no território.

Foi uma experiência enriquecedora, que uniu tecnologia, observação e aprendizagem significativa sobre o espaço em que vivemos.

Fonte: Profª Rebeca De Felice R. Vilela

Clique aqui e leia mais ...

E a sala virou um vulcão: o 3º ano do EFAI se encanta com a Química

Nossos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais colocaram a mão na massa — ou melhor, na química.

Durante uma atividade prática e superdivertida, a turma construiu vulcões em potes de vidro e pôde observar de perto como ocorre uma reação química.

Com materiais simples, como bicarbonato de sódio, vinagre e corante alimentício, os alunos viram seus "vulcões" entrarem em erupção, simulando o que acontece na natureza.

A experiência foi uma forma lúdica e eficaz de compreender a liberação de gases durante uma reação química, transformando teoria em prática e despertando a curiosidade científica das crianças.

Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)

Clique aqui e leia mais ...

As cores escondidas das plantas: uma descoberta do 4º ano do EF

Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais viveram uma experiência científica repleta de cor, descobertas e aprendizado. Em uma aula prática, divertida e educativa, eles aprenderam a extrair pigmentos naturais de folhas e outros vegetais, explorando de forma concreta como as plantas produzem e armazenam suas cores.

Com materiais simples, como álcool e filtro de papel, os estudantes identificaram pigmentos como a clorofila e compreenderam sua importância para o processo de fotossíntese e para a vida das plantas.

A atividade aproximou os alunos do método científico, estimulando a observação, a curiosidade e a investigação. Foi uma excelente oportunidade de conectar o conteúdo estudado em sala de aula ao mundo real, tornando o aprendizado ainda mais significativo.

Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)

Clique aqui e leia mais ...

Entre cores e flutuações: 5º ano brinca de Cientista no laboratório

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram de uma aula especial no laboratório, onde deram início ao projeto do Laboratório Investigativo. Nessa atividade, colocaram em prática o olhar curioso e científico que vêm desenvolvendo ao longo do ano.

Durante a aula, as crianças participaram de duas experiências que despertaram muitas perguntas, observações e descobertas!

Na primeira parte da atividade, os alunos utilizaram flores brancas, copos com água e corante alimentício para investigar como a seiva se movimenta dentro da planta. Ao colocarem as flores em copos com água colorida, observaram, ao longo do tempo, que as pétalas foram mudando de cor. Foi uma forma divertida e visual de entender como a planta absorve água e nutrientes por meio de seus vasos condutores.

Em seguida, os estudantes se tornaram verdadeiros cientistas ao testar quais objetos afundam ou flutuam na água. Com uma bacia transparente e diferentes itens, fizeram hipóteses e testaram, na prática, o que acontecia com cada um. A atividade estimulou o raciocínio lógico, a observação e o espírito investigativo.

Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)

Clique aqui e leia mais ...

Terra à Vista: o 3º ano em Missão Científica na Escola

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram de uma aula prática sobre a observação dos diferentes tipos de solo presentes na escola. A atividade foi organizada de forma a proporcionar aos estudantes uma experiência direta e interativa com os conceitos estudados em sala de aula.

A proposta era que os alunos observassem as características do solo de diferentes locais e analisassem fatores como textura, cor e presença de matéria orgânica, como raízes e pedras.

Durante a atividade, os alunos se mostraram bastante interessados, fazendo perguntas sobre o que estavam observando. Alguns estavam curiosos para entender o motivo de certos solos apresentarem uma cor mais escura, enquanto outros tentavam descobrir como as raízes das plantas conseguiam se adaptar e crescer em solos mais arenosos ou argilosos. Essas questões despertaram conversas entre os grupos, ajudando as crianças a compreender melhor como o tipo de solo pode influenciar o desenvolvimento das plantas.

A atividade proporcionou uma rica oportunidade de aprendizado, estimulando a curiosidade científica e o trabalho colaborativo entre os estudantes. A experiência prática ajudou a consolidar os conceitos teóricos discutidos em sala, tornando o aprendizado mais significativo para todos.

Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)

Clique aqui e leia mais ...

Momento Mariano do 4º ano Alfa inspira com fé e devoção

No final do mês de abril, foi a vez da turma do 4º ano Alfa conduzir, com profundidade e beleza, o seu Momento Mariano. Com o tema "Maria e Santa Carmen: ensinando-nos a amar e confiar!", os alunos refletiram sobre a vida de Santa Carmen Sallés e sua devoção fiel à Virgem Maria.

Por meio de leituras, reflexões e orações, os estudantes demonstraram como a fé e a confiança são capazes de transformar o coração humano. Recordaram que Santa Carmen viveu com coragem, pois se inspirava em Maria, modelo de entrega e amor.

Foi um momento de oração que uniu a comunidade escolar em gratidão e inspiração.

Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral

Clique aqui e leia mais ...

5º ano explora o papel da vegetação na preservação do solo

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram de uma aula prática sobre a importância da vegetação para o solo e o impacto das chuvas. A atividade incluiu a montagem de terrários e a realização de um experimento com garrafas PET.

Primeiramente, os alunos criaram terrários com terra, pedras e pequenas plantas, observando como esses elementos interagem em um ecossistema. Em seguida, realizaram um experimento utilizando duas garrafas PET: uma com grama plantada e outra sem vegetação. Eles simularam a chuva jogando água sobre as garrafas e observaram o impacto no solo. A garrafa com grama apresentou melhor absorção da água, enquanto a sem vegetação evidenciou maior erosão e maior escoamento da água.

As discussões geradas sobre a retenção de água e a prevenção da erosão ajudaram os alunos a compreender a importância das plantas para a preservação do solo. A aula foi uma experiência prática e envolvente, que destacou o papel vital da vegetação no meio ambiente.

Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)

Clique aqui e leia mais ...

5º ano Beta: fé, escuta e amor em um encontro com Maria

Com emoção e devoção, o 5º ano Beta dinamizou o Momento Mariano de março para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, guiando a comunidade educativa em uma bela reflexão sobre o exemplo de Maria.

Ao recordarmos o "sim" que Maria respondeu a Deus, aprendemos que confiar e acolher a vontade divina nos conduz à verdadeira felicidade. "Maria disse sim! E nós?" — essa foi a pergunta que ecoou durante todo o encontro, tocando o coração de cada criança presente.

Por meio de orações, mensagens e cânticos, os alunos foram convidados a pensar em formas de também dizer "sim" a Deus no cotidiano: com gestos de bondade, escuta atenta e atitudes de amor ao próximo.

Foi um momento especial de espiritualidade, protagonismo e partilha da fé, no qual nossos estudantes cresceram no amor a Maria e na vivência dos valores cristãos.

Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral

Clique aqui e leia mais ...

Maquetes da Zona Rural: atividade enriquecedora para o 3º ano

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais aprofundaram seus estudos sobre o município de forma criativa e interativa. Como parte das atividades de História e Geografia, eles desenvolveram maquetes representando a zona rural, destacando elementos como plantações, criação de animais, moradias e estradas, que caracterizam essa importante área do território municipal.

A proposta teve como objetivo levar os estudantes a compreender melhor as diferenças entre as zonas urbana e rural, reforçando a importância da agricultura e da pecuária para a economia local. Além disso, a atividade estimulou a criatividade e o desenvolvimento de habilidades manuais.

As maquetes foram expostas na escola para que todos os estudantes pudessem apreciar o resultado do trabalho. Segundo as professoras responsáveis, a iniciativa permitiu que os alunos visualizassem, na prática, os conceitos abordados em sala de aula, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo.

Atividades como essa reforçam o compromisso da escola em proporcionar experiências enriquecedoras que unem teoria e prática, incentivando o protagonismo dos alunos no próprio processo de aprendizagem.

Fonte: Profª Luciana Rodrigues Ferreira Silveira

Clique aqui e leia mais ...

Fundamental Anos Finais

Arte e Matemática se encontram nos "caleidocírculos" do 7º ano do EF

Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais mergulharam em uma atividade interdisciplinar que uniu a precisão da matemática à liberdade da arte! Inspirados por grandes mestres como Kandinsky – que explorou a relação mágica entre cor, forma e emoção –, os estudantes criaram seus próprios "caleidocírculos": obras vibrantes feitas apenas com circunferências!

A atividade foi realizada da seguinte maneira:

Matemática em ação: com compassos em mãos, os alunos praticaram a construção de circunferências concêntricas e sobrepostas, com diferentes raios e diâmetros, garantindo harmonia geométrica.

Arte inspiradora: o estilo artístico de referência foi a obra de Wassily Kandinsky. A partir dela, os estudantes coloriram suas composições, explorando contrastes e a psicologia das cores.

Resultado final: uma explosão de criatividade! Os trabalhos demonstraram como formas aparentemente simples – como o círculo – podem se transformar em obras complexas e cheias de significado.

O círculo é um universo infinito: símbolo de unidade na matemática e de movimento na arte. Quando os alunos percebem que a mesma ferramenta – o compasso – pode servir tanto para equações quanto para expressões pessoais, a aprendizagem ganha novos sentidos!

Fonte: Prof. Fernando de Almeida Oliveira

Clique aqui e leia mais ...

Projeto interdisciplinar do 6º ano integra Arte e Matemática

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais mergulharam no universo da arte tridimensional, explorando formas, volumes e estruturas que ultrapassam o plano bidimensional do papel. Por meio de esculturas feitas com materiais diversos — como papelão, argila, palitos de picolé e sucata —, os estudantes desenvolveram não apenas suas habilidades artísticas, mas também despertaram um novo olhar para a geometria e os conceitos matemáticos presentes em suas criações.

A arte tridimensional possibilitou uma rica interdisciplinaridade com a matemática, especialmente ao trabalhar com formas geométricas espaciais, como cubos, pirâmides, cilindros e esferas. Ao construir suas obras, os alunos aplicaram conhecimentos sobre medidas, proporção, simetria e equilíbrio; aspectos essenciais tanto para a composição estética quanto para a estabilidade das peças.

O projeto evidenciou como arte e matemática caminham juntas, estimulando, ao mesmo tempo, o raciocínio lógico e a criatividade. Enquanto criavam esculturas expressivas, os estudantes também desenvolviam uma compreensão prática dos conceitos matemáticos, tornando a aprendizagem mais significativa e concreta.

As obras finais são o resultado de um processo de investigação, planejamento e experimentação, revelando o talento e a dedicação de cada aluno. Mais do que simples trabalhos manuais, representam expressões do pensamento artístico aliado ao conhecimento matemático: uma verdadeira celebração da criatividade.

Fonte: Profª Laura Freitas Reis

Clique aqui e leia mais ...

Exploring Life Beyond Earth: 9th Grade Space Colonization Project

Our talented 9th-grade students recently presented their fascinating research on space colonization – the idea of humans living together in space environments like the Moon and Mars.

Through creative presentations and detailed models, they explored the many challenges and possibilities of life beyond our planet. Their work covered a wide range of thought-provoking topics, including:

* How space transport and rockets might work
* Systems for breathing and sustaining life
* Growing food and planning meals in space
* Designing systems of government and community life
* Building a new culture far from Earth

From science and technology to sociology and imagination, their work showed deep curiosity, critical thinking, and a bold vision for the future.

One powerful conclusion they reached: if humanity ever settles on the Moon or Mars, we must carry with us the lessons learned on Earth. It’s essential that we take better care of any new home — and especially this one — so we don’t repeat the mistakes that have harmed our own planet.

Stay tuned for more amazing work from our students!

Source: Prof. Larissa Pádua Pereira Silveira

Clique aqui e leia mais ...

More Than Sweets: A Message of Kindness from the 7th Grade

We have been living in such a "difficult" world. People face lots of problems such as violence, hunger, and bullying. Sometimes a smile, a note, or a small act of kindness can change a person’s day. We can make someone’s day with a kind gesture. It depends only on us.

We discussed this subject in our English classes. We read some sentences and situations about acts of kindness and how we could make someone’s day better and happier.

With that in mind, some students from the 7th grade Alfa decided to make the day of the school staff. They made some candies and cookies and brought them to school. Then, they distributed them to our teachers, principal, and other employees.

They made our day. Thank you, dear students!

Source: Prof. Taís Martins Alves de Lima

Clique aqui e leia mais ...

Quando o corpo fala: a arte da mímica com o 9º ano do EFAF

Na aula de Arte do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, os alunos vivenciaram uma experiência única e enriquecedora ao realizarem uma apresentação teatral baseada na técnica da mímica. A atividade teve como objetivo explorar a expressividade corporal como forma de comunicação, despertando a criatividade, a sensibilidade artística e a percepção do corpo como instrumento de linguagem.

A mímica, linguagem cênica que dispensa o uso de palavras, desafia os participantes a transmitirem emoções, ações e histórias apenas com gestos, expressões faciais e movimentos corporais. Por meio dessa prática, os alunos aprenderam a importância da concentração, do ritmo e da clareza nos gestos, além de desenvolverem habilidades de interpretação e improvisação.

A relação entre a aula de Arte e o teatro se fortaleceu com essa atividade, uma vez que ambas as áreas compartilham o compromisso com a expressão artística e a construção simbólica.

Durante a apresentação, os alunos se dividiram em grupos e encenaram situações do cotidiano, contos e até cenas cômicas, tudo sem utilizar uma única palavra. Cada gesto foi cuidadosamente pensado para garantir que a mensagem fosse compreendida pelo público.

A empolgação dos estudantes e o envolvimento com a atividade demonstraram o quanto o teatro pode ser uma ferramenta pedagógica poderosa no ensino de Arte.

Fonte: Profª Laura Freitas Reis

Clique aqui e leia mais ...

Creating Change: 7th Grade Students Use Art to Inspire Awareness

Artivism is a movement that combines art and activism. The artist uses artistic expressions to protest and raise awareness regarding to social issues. This was a subject discussed in our English classes in the 7th grade.

We discussed about the indigenous people in Brazil, their fights and so on. And in the art class, with teacher Laura, the students developed art projects related to one of the biggest issue to the indigenous people: "the environment".

Our students were great artivists. They created beautiful sculptures. It was awesome.

Source: Prof. Taís Martins Alves de Lima

Clique aqui e leia mais ...

Sarau do 6º ano do EFAF marca a culminância de projeto pedagógico

Como culminância de um projeto pedagógico desenvolvido ao longo do primeiro bimestre, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais participaram de um inspirador Sarau de Poesias, promovido pela professora Juliana Amorim.

A atividade teve como objetivo incentivar a leitura, a escrita criativa e a expressão oral, proporcionando aos estudantes a oportunidade de desenvolver importantes habilidades, como interpretação, oralidade, empatia e protagonismo.

Durante o evento, os alunos apresentaram poemas autorais e releituras de grandes nomes da literatura, encantando a todos com sensibilidade, autenticidade e entusiasmo. O sarau valorizou a diversidade de estilos e vozes, revelando o potencial artístico e expressivo de cada participante.

A vivência reafirma o compromisso da escola com uma educação que integra conhecimento, sensibilidade e criatividade, reconhecendo o poder da palavra como forma de expressão e conexão entre os indivíduos.

Clique aqui e leia mais ...

Rediscovering the Past: 9th Grade Time Capsule Opening

It was a day to relive memories, smiles and dreams that were kept! The 9th grade students got together to open the time capsule they created in the 6th grade — an activity that, at the time, seemed distant, but that arrived with much more emotion than anyone imagined.

Letters to their "future selves", photos, symbolic objects and even messages between friends were rediscovered amid laughter, tears and lots of hugs. Joy filled the room as they remembered who they were, what they thought and how they grew over the years.

Seeing each student’s reaction when opening their part of the capsule was a unique moment — full of nostalgia, surprises and, above all, pride in the journey they have made so far.

The time capsule didn’t just store objects... It preserved the essence of a group that learned, grew and built unforgettable memories together.

Source: Prof. Larissa Pádua Pereira Silveira

Clique aqui e leia mais ...

Back to the Old Days: 6th Grade Recreates Classic Toys

In the past children didn’t have so many toys to play. So, they used to create and make their own toys. Most of them were made with materials they had in their homes. "Cup and ball" is an example of these toys.

The students from the 6th grade made their toys and brought to class, we had a cup and ball competition and lots of fun.

If you want to make your own toy, you will need a plastic bottle, twine, paper, paint or colored tapes and scissors.

Source: Prof. Taís Martins Alves de Lima

Clique aqui e leia mais ...

Ensino Médio

Desvendando o DNA e o RNA: aula prática da 1ª Série do EM

Em uma aula prática repleta de criatividade e aprendizado, os alunos da 1ª série do Ensino Médio vivenciaram a Biologia de forma concreta e interativa.

A turma construiu maquetes representando as estruturas do DNA e do RNA, utilizando materiais diversos para dar forma às moléculas estudadas.

A atividade proporcionou uma compreensão mais clara das diferenças entre essas duas estruturas fundamentais da vida, aproximando teoria e prática. De maneira visual e colaborativa, os alunos puderam explorar as formas, funções e composições do DNA e do RNA, aprofundando seus conhecimentos de forma significativa.

Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)

Clique aqui e leia mais ...

Intercâmbio de saberes: escolas debatem proposta do Senado

A área de Humanas promoveu um importante debate interdisciplinar por meio da disciplina de História, conduzida pelo Professor Antônio Junior Miranda. A atividade reuniu os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio para refletirem sobre os temas relacionados à Sugestão Legislativa (SUG) 9/2024, atualmente em discussão no Senado Federal, que visa deliberar sobre a realização de um plebiscito nacional em 2026. Caso aprovada, a consulta permitirá ao eleitorado brasileiro decidir entre a manutenção do regime republicano ou a adoção da monarquia parlamentarista.

Diante da relevância do tema, o debate foi organizado com a participação ativa dos estudantes: a 2ª série defendeu o modelo de Monarquia Parlamentar, enquanto a 3ª série apresentou argumentos em favor da República. A atividade buscou estimular o pensamento crítico, a argumentação e o respeito à diversidade de ideias, pilares essenciais para a formação cidadã.

O evento contou ainda com a presença dos professores e alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, que acompanharam as exposições e participaram de um momento de integração durante um café coletivo.

Como convidados especiais, o debate foi enriquecido pelas falas do Professor Júlio César e da Professora Leila Suhadolnick, que ofereceram contribuições valiosas sobre os contextos históricos e políticos envolvidos no tema.

A iniciativa foi mais uma expressão do compromisso da Rede Concepcionista com a formação integral de seus estudantes, unindo excelência acadêmica, diálogo e protagonismo juvenil.

Fonte: Prof. Antônio Júnior Miranda

Clique aqui e leia mais ...

Jovens em Oração: Manhãs de Espiritualidade Quaresmal

Durante a Quaresma, realizamos nossas Manhãs de Espiritualidade Quaresmal com os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, organizadas pelo Setor de Pastoral em parceria com alunos e educadores.

Com o tema "Jesus, meu projeto de vida", os encontros convidaram os jovens à reflexão sobre o chamado à santidade no mundo de hoje, à luz do testemunho do Beato Carlo Acutis, um exemplo de fé e compromisso cristão vividos com autenticidade na juventude.

No segundo dia, foi a vez dos alunos do 9º ano e do Ensino Médio, que ouviram o Pe. Michel Pires, reitor do Santuário de Cássia. Ele motivou os jovens a assumirem o compromisso missionário em seus próprios ambientes e nas relações que constroem no dia a dia.

Além das reflexões, vivemos momentos de devoção mariana e uma Hora Santa Eucarística, preparados e dinamizados pelos próprios alunos, o que fortaleceu ainda mais o protagonismo juvenil nas experiências de fé.

As Manhãs de Espiritualidade já fazem parte da caminhada quaresmal do colégio e são vivenciadas todos os anos como uma oportunidade de encontro, escuta e renovação da fé, em sintonia com a missão evangelizadora da nossa escola.

Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral

Clique aqui e leia mais ...

Second-Grade Students Take a Deep Dive into Politics and Diplomacy

In today's world, it is crucial for young people to engage with important topics that directly impact their lives and the future of society. Politics and diplomacy are two such areas that deserve the attention of teenagers, especially during their school years when they are forming opinions and shaping their worldview.

With this in mind, Second-Grade high school students recently participated in an innovative activity - a quiz created by them, focused on politics and diplomacy. This approach allowed students to dive deeper into the topics, research, and discuss their findings with peers, creating a collaborative learning environment. Furthermore, by developing the questions themselves, students were prompted to think critically about the most relevant issues, reflecting on matters that affect society today and will continue to impact the future.

Initiatives like this one, which spark interest in relevant topics, are important steps in educating the future leaders, professionals, and global citizens of tomorrow. It is vital that students continue to engage with these issues, recognizing their role in shaping a better future for all.

Source: Prof. Larissa Pádua Pereira Silveira

Clique aqui e leia mais ...

2ª Série dá vida ao desenvolvimento embrionário com massinha

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio colocaram a mão na massa, literalmente.

Na última aula prática de Biologia, eles exploraram os estágios do desenvolvimento embrionário criando modelos detalhados com massinha de modelar. A atividade permitiu visualizar estruturas como a mórula, a blástula, a gástrula e a nêurula de forma criativa e interativa, facilitando a compreensão dos processos biológicos.

Foi uma experiência enriquecedora que uniu aprendizado, trabalho em equipe e muita criatividade!

Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)

Clique aqui e leia mais ...

Ensino Médio: a alegria do reencontro no início das aulas

Nesta semana vivenciamos novos começos. No auditório, nossa Equipe Educativa preparou uma acolhida especial para receber os alunos com muito carinho. Tivemos um momento de oração e bênção dos materiais escolares, dinâmicas de interação e muita animação para tornar esse primeiro dia inesquecível.

O primeiro dia é sempre especial: é tempo de reencontrar amigos, conhecer novos colegas e professores, sentir-se parte de uma comunidade acolhedora e vibrante. Com alegria e entusiasmo, damos início a mais um ano letivo, certos de que será repleto de aprendizados, descobertas e momentos inesquecíveis.

Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral

Clique aqui e leia mais ...

Fechando um ciclo: a celebração da Formatura da 3ª Série do EM

A cerimônia de encerramento da caminhada escolar dos alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Imaculada Conceição foi um evento repleto de emoção, simbolismo e celebração. Contou com a presença da equipe educativa, das famílias, amigos e da comunidade escolar, tornando-se um momento inesquecível para todos os envolvidos.

Os alunos, que ao longo dos anos contaram com o apoio incansável dos educadores, prepararam homenagens emocionantes para expressar sua gratidão e reconhecimento a todos que contribuíram para sua trajetória. Durante a cerimônia, muitos se emocionaram ao dedicar palavras especiais aos pais, agradecendo pelo apoio, amor e confiança incondicional que receberam ao longo de sua jornada escolar.

Outro momento especial foi a homenagem prestada aos professores, que, com dedicação e sabedoria, os guiaram e ajudaram a moldar seu conhecimento e caráter.

Um dos pontos altos da cerimônia foi a homenagem entre os próprios colegas de turma. A amizade construída ao longo dos anos foi celebrada de forma calorosa, com palavras de apoio e reconhecimento mútuo. Muitos estudantes compartilharam recordações de momentos especiais, reforçando a importância da união e da colaboração durante toda a trajetória escolar.

As famílias desempenharam um papel fundamental nesse dia, sendo testemunhas e participantes ativas de cada conquista de seus filhos. O momento da entrega dos diplomas foi marcado por aplausos emocionados, risos e abraços apertados, simbolizando a união de toda a comunidade escolar em torno do sucesso dos alunos.

Sem dúvida, foi um evento inesquecível, uma celebração de conquistas, superações e, principalmente, do vínculo criado entre alunos, educadores e famílias ao longo dos anos. O legado dessa data ficará para sempre na memória dos formandos, que agora se preparam para os novos desafios da vida com a certeza de que sempre terão o apoio e o carinho de todos ao seu redor.

Fonte: Adriana Faria de Alcântara Dias
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Clique aqui e leia mais ...

A última aula da 3ª Série do EM: um tributo ao passado e ao futuro

Em um dos últimos dias de aula, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio viveram uma manhã repleta de emoção e nostalgia. Com muito carinho e dedicação, os pais prepararam uma surpresa especial: uma homenagem em forma de vídeos repletos de mensagens de afeto, lembranças e orgulho. Durante o horário das aulas, os alunos assistiram a essas mensagens, que tocaram seus corações e reviveram a beleza da jornada compartilhada com suas famílias.

Após esse momento, os estudantes foram convidados pela coordenação do colégio a participar de uma reflexão e ação de graças, conduzida pelo Padre Silas. Em seguida, os alunos foram direcionados às salas de aula, onde tiveram uma grande surpresa: seus pais estavam sentados em seus lugares, com as mochilas no colo, prontos para acolher os filhos. As salas de aula ficaram repletas de emoções intensas, refletidas nos abraços, sorrisos e lágrimas que surgiram em cada rosto.

Ao final da manhã, os jovens e seus familiares se dirigiram ao anfiteatro do colégio, onde encerraram o dia com chave de ouro. Os estudantes foram recebidos pelas professoras que os acompanharam durante o 2º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, participaram da solene abertura das cápsulas do tempo, que haviam sido confeccionadas em 2014.

Esse momento foi uma oportunidade de celebrar o caminho trilhado até ali, as memórias compartilhadas e o amor que os uniu durante todos esses anos. A saudade do que passou e a expectativa do que está por vir se misturaram, deixando a todos com a certeza de que, independentemente do futuro, o que foi vivido é inesquecível. O dia ficou gravado na memória de todos como um tributo à jornada, ao amor e à união que fizeram parte desse processo.

Fonte: Adriana Faria de Alcântara Dias
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Clique aqui e leia mais ...

Terceirão celebra a última coroação solene de Nossa Senhora

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio participaram de um momento inesquecível, marcado por cânticos, orações e pela última coroação solene de Nossa Senhora, que realizaram como alunos concepcionistas.

A celebração ocorreu na nova Capela de Santa Carmen Sallés e foi organizada pelo setor de Pastoral. Durante a cerimônia, os estudantes receberam das mãos das irmãs o anagrama concepcionista, símbolo do vínculo com esta Casa de Maria Imaculada. Ao final, os alunos prestaram uma emocionante homenagem à equipe educativa, agradecendo pelos anos de convivência e aprendizado por meio de uma música entoada em coral.

Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral

Clique aqui e leia mais ...

Serviços e Parcerias

Sistema Anglo de Ensino

International School

2go edu

Cia do Esporte

Uniformes