O Jardim Beta Floresceu no Palco com "A Margarida Friorenta"
Com a chegada da primavera, a natureza nos recorda a beleza que renasce, a esperança que floresce e a importância de refletir e traçar novos caminhos. A estação da vida, que pulsa e colore o mundo, inspirou o Jardim Beta em uma apresentação repleta de encantamento.
As crianças deram vida ao teatro "A Margarida Friorenta", envolvendo todo o segmento Infantil em um momento de imaginação, sensibilidade e alegria. Entre pétalas, personagens e descobertas, celebramos juntos o florescer de cada pequeno, que cresce, aprende e se encanta a cada nova primavera.
Fonte: Profª Marta Helena Silva
Clique aqui e leia mais ...
Minimaternal e Maternal I: girassóis e descobertas ao ar livre
Durante a primavera, os alunos do Minimaternal e Maternal I viveram uma experiência especial ao plantar girassóis. Conversamos sobre a estação e as belezas que ela traz, explorando também a cor amarela, tão marcante nessa flor cheia de vida.
Cada criança participou ativamente do plantio, colocando a terra e as sementinhas com muito entusiasmo. Ao longo da semana, acompanharam o crescimento das plantas e se encantaram ao ver as primeiras folhinhas surgirem. No final, levaram seus vasinhos para casa, assumindo a responsabilidade de cuidar deles com carinho.
A atividade proporcionou uma vivência ao ar livre e um aprendizado significativo. As crianças puderam experimentar, na prática, o simbolismo da primavera: o renascimento, o cuidado com a natureza e o colorido das flores que encantam a todos.
Fonte: Profª Jéssica Milena Martins
Clique aqui e leia mais ...
Aprendendo com Maria: Maternal II reflete sobre o dom das vocações
A turma do Maternal II Alfa viveu um momento especial de oração e escuta, celebrando Maria, Mãe das Vocações.
Com o tema "Maria nos ensina a ouvir o chamado de Deus", as crianças compreenderam que, assim como Maria, cada pessoa tem uma missão única e preciosa a realizar.
Entre gestos de fé e alegria, elas aprenderam que dizer "sim" a Deus é o primeiro passo para transformar o mundo com amor e dedicação.
Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral
Clique aqui e leia mais ...
O voo das abelhinhas: uma tarde de alegria no Maternal I
O Maternal I viveu uma tarde repleta de alegria e imaginação com a atividade "Corrida das Abelhinhas". Utilizamos balões amarelos para representar as abelhas, e as crianças se divertiram ao correr, rindo e movimentando-se com entusiasmo. Foi um momento leve e cheio de energia, em que cada uma pôde se expressar livremente e aproveitar a magia do brincar.
Além de proporcionar risadas e descontração, a atividade contribuiu para o desenvolvimento da coordenação motora ampla, da agilidade e da socialização. Também estimulou a imaginação e fortaleceu os vínculos entre o grupo, reafirmando o valor do aprendizado por meio da brincadeira.
Fonte: Profª Letícia Mizael Maia
Clique aqui e leia mais ...
Entre lendas e livros: descobrindo o valor das nossas histórias
O ambiente da biblioteca foi transformado para acolher as turmas da Educação Infantil em uma experiência repleta de imaginação e encanto.
Durante a visita, as crianças participaram de uma contação de histórias que explorou elementos mágicos das tradições populares brasileiras e a criação de uma poção misteriosa, despertando a curiosidade e a fantasia de todos.
A atividade promoveu momentos de aprendizado e diversão, estimulando o gosto pela leitura e valorizando o imaginário coletivo que dá vida às nossas lendas e símbolos culturais.
Mais do que um momento lúdico, a experiência convidou os pequenos a reconhecerem a riqueza das narrativas que fazem parte da nossa identidade e a importância de mantê-las vivas por meio da imaginação e do conhecimento.
Fonte: Fanielly Pereira Jacinto Ferreira (Bibliotecária)
Clique aqui e leia mais ...
A Luz de Maria: como o Maternal II comemorou sua Natividade
As crianças do Maternal II Beta celebraram a Natividade de Nossa Senhora, refletindo sobre o tema "Maria nasceu para ser a Mãe de Jesus". Inspiradas por esse ensinamento, elas puderam compreender o significado profundo do dom da vida e do amor de Deus, que se manifesta desde o nascimento de Maria.
O nascimento de Maria trouxe ao mundo esperança, luz e alegria. Esse momento continua a nos inspirar a sermos sinais do amor de Deus na vida uns dos outros.
Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral
Clique aqui e leia mais ...
O Minimaternal aprendeu que cuidar da natureza é cuidar da vida
As árvores têm um papel essencial na vida do planeta e despertam nas crianças a curiosidade e o encantamento pela natureza. Pensando nisso, os alunos do Minimaternal participaram de atividades que promoveram a consciência ambiental de forma lúdica e envolvente. As crianças aprenderam sobre a importância das árvores e sobre como é fundamental cuidar e preservar o meio ambiente que nos cerca.
Durante a vivência, os pequenos exploraram de perto as árvores do espaço externo, observando suas diferentes partes, tamanhos e formatos. Também coletaram folhas já caídas, descobrindo a variedade de cores e texturas, para utilizarem na criação de uma arte especial. Essa experiência aproximou ainda mais as crianças da natureza, tornando o aprendizado significativo e prazeroso.
Além de estimular a coordenação motora fina por meio da coleta e colagem das folhas, a proposta promoveu o contato direto com o ambiente natural e reforçou valores importantes, como o respeito e a valorização da natureza. Um momento simples, mas repleto de descobertas e aprendizados para toda a vida.
Fonte: Profª Jéssica Milena Martins
Clique aqui e leia mais ...
Paz que nasce no coração: um lindo Momento Mariano com o Jardim
Relembramos com carinho o Momento Mariano vivido pela turma do Jardim Gama, que celebrou Maria, Rainha da Paz.
Inspiradas pelo tema "Maria nos ensina a ser pacificadores", as crianças refletiram sobre a importância de cultivar a paz nos gestos simples do cotidiano.
Compreenderam que a verdadeira paz começa dentro de cada coração e que, quando partilhada, se transforma em um presente para o mundo inteiro.
Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral
Clique aqui e leia mais ...
Maria de Muitos Nomes, Um Só Amor: Jardim em Oração
Estamos relembrando, com alegria e gratidão, o belo Momento Mariano vivido pela turma do Jardim Alfa.
Em uma vivência marcada pela fé e pela ternura, a turma prestou homenagem a Maria, conhecida por seus muitos títulos — cada um expressando o amor, o cuidado e a presença materna que ela representa para todos nós.
Entre orações, cânticos e gestos de devoção, os alunos puderam redescobrir a importância de Maria como modelo de fé e de serviço, inspiração constante para a vida cristã e para a caminhada de nossa comunidade educativa.
Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral
Clique aqui e leia mais ...
3º ano do EF vivencia o processo da audição em visita orientada
Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais visitaram o consultório do otorrinolaringologista Dr. Alexandre Ordones para conhecer de perto o funcionamento do ouvido e compreender como acontece a audição. Acompanhados pelas professoras, eles puderam observar, na prática, as diferentes partes da orelha e entender como cada uma contribui para ouvirmos bem.
A visita teve um caráter pedagógico muito importante, pois apresentou aos jovens, de maneira concreta, o conteúdo estudado em sala de aula e na apostila Anglo. Todos participaram com interesse, fizeram perguntas e conseguiram relacionar a teoria à prática, tornando o aprendizado mais significativo.
Foi uma experiência enriquecedora que despertou a curiosidade e o interesse das crianças pelo corpo humano e pela ciência.
Fonte: Profª Luciana Rodrigues F. Silveira
Clique aqui e leia mais ...
Separar para entender: Ciência e descobertas no 4º ano do EF
Os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram de uma aula prática de Ciências no Laboratório, colocando em ação os conhecimentos adquiridos sobre misturas e métodos de separação. A atividade, intitulada "Separando mais misturas", convidou as turmas a observar e testar diferentes maneiras de separar os componentes de substâncias heterogêneas.
Durante a experiência, as crianças utilizaram materiais simples do dia a dia, como arroz, açúcar, sal, areia, peneira, funil e filtro de papel, para realizar distintos processos de separação, como a peneiração e a filtração. Cada grupo teve o desafio de identificar o método mais adequado para cada mistura, observando atentamente os resultados obtidos em cada etapa.
Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)
Clique aqui e leia mais ...
Cheirinho de aprendizado: 1º ano cultiva alecrim na horta da escola
Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participaram de uma atividade muito especial na horta da escola: o plantio de alecrim. Além de aprender sobre a importância dessa planta, as crianças também tiveram a oportunidade de explorar os sentidos durante a vivência.
Com o tato, sentiram a textura da terra nas mãos ao preparar o solo para o plantio. Com o olfato, perceberam o aroma marcante e agradável do alecrim, descobrindo como essa erva é utilizada tanto na culinária quanto como planta medicinal.
Essa experiência prática uniu conhecimento, contato com a natureza e muita curiosidade. Agora, os estudantes acompanham com atenção o crescimento do alecrim, cuidando da horta com carinho e responsabilidade.
Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)
Clique aqui e leia mais ...
The Weather Wheel: 5th Grade Learns About the Seasons
The students have been learning about different types of weather and the four seasons. As part of this work, they created weather wheels using cardboard and paper fasteners. With these wheels, they practiced asking and answering questions about various weather conditions — sunny, windy, stormy, rainy, cloudy, and snowy.
Throughout the activity, students worked in pairs, helping each other complete their projects. By taking their weather wheels home, they can continue practicing and show their families and friends a bit more of what they are learning in their English classes.
Source: Prof. Mariana Souza
Clique aqui e leia mais ...
A mágica da vela que suga a água: descobertas do 4º ano do EF
Os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, participaram de uma atividade no laboratório de Ciências que despertou a curiosidade e o encantamento pela investigação científica: a experiência da "vela que puxa a água".
A prática consistiu em acender uma vela colocada em um prato com água e, em seguida, cobri-la com um copo transparente. Rapidamente, as crianças observaram que, ao se apagar a chama, a água subia para dentro do copo, gerando surpresa e muitos questionamentos. Esse fenômeno levou à reflexão sobre a relação entre fogo, ar e pressão.
Os alunos foram convidados a registrar suas observações, responder perguntas e desenhar o momento em que a água era “puxada” para dentro do copo. De forma lúdica e significativa, a atividade possibilitou compreender conceitos de pressão do ar e combustão, além de estimular a curiosidade científica e a capacidade de explicar fenômenos do cotidiano.
Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)
Clique aqui e leia mais ...
O chamado de Deus ressoa na voz das crianças do 2º ano do EF
A turma do 2º ano Alfa viveu um momento especial de oração e escuta, celebrando Maria, Mãe das Vocações.
Com o tema "Maria nos ensina a ouvir o chamado de Deus", as crianças compreenderam que, assim como Maria, cada pessoa tem uma missão única e preciosa a realizar.
Entre gestos de fé e alegria, elas aprenderam que dizer "sim" a Deus é o primeiro passo para transformar o mundo com amor e dedicação.
Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral
Clique aqui e leia mais ...
O 3º ano e a missão inspirada na Visitação de Nossa Senhora
Relembramos com ternura o momento vivido pela turma do 3º ano Alfa, que refletiu sobre a Visitação de Nossa Senhora.
Inspiradas pelo tema "Maria nos ensina a levar Jesus aos outros", as crianças aprenderam, por meio da história da visita de Maria a Isabel, o valor da generosidade, da atenção e do serviço alegre.
Assim como Maria, somos convidados a perceber as necessidades do outro e a levar, com simplicidade e amor, a presença de Jesus aonde quer que formos.
Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral
Clique aqui e leia mais ...
Vamos juntos semear a paz? Um convite do 3º ano e Maria
Relembramos com carinho o Momento Mariano vivido pela turma do 3º ano Beta, que celebrou Maria, Rainha da Paz.
Inspiradas pelo tema "Maria nos ensina a ser pacificadores", as crianças refletiram sobre a importância de cultivar a paz nos gestos simples do cotidiano.
Compreenderam que a verdadeira paz começa dentro de cada coração e que, quando partilhada, se transforma em um presente para o mundo inteiro.
Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral
Clique aqui e leia mais ...
O 4º ano e Maria: uma vivência que fortalece a comunidade
Estamos relembrando, com alegria e gratidão, o belo Momentos Marianos vivido pela turma do 4º ano Beta.
Em uma vivência marcada pela fé e pela ternura, a turma prestou homenagem a Maria, conhecida por seus muitos títulos — cada um expressando o amor, o cuidado e a presença materna que ela representa para todos nós.
Entre orações, cânticos e gestos de devoção, os alunos puderam redescobrir a importância de Maria como modelo de fé e de serviço, inspiração constante para a vida cristã e para a caminhada de nossa comunidade educativa.
Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral
Clique aqui e leia mais ...
6º ano: Projeto Interdisciplinar estimula criação de brinquedos
Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental realizaram uma proposta interdisciplinar envolvendo Língua Portuguesa e Arte, iniciada com a leitura e análise de textos sobre conscientização ambiental. Na sequência, participaram de uma experiência prática de reutilização de materiais que seriam descartados, confeccionando brinquedos inspirados em modelos feitos com reciclagem.
Encerrando o projeto, os estudantes apresentaram suas criações, explicando os materiais utilizados e destacando os benefícios do reaproveitamento.
Uma atividade que integrou criatividade, leitura, expressão e responsabilidade socioambiental.
Fonte: Profª Laura Freitas Reis
Clique aqui e leia mais ...
9º ano do EF realiza a 7ª edição do Projeto Necroturismo
Na manhã do dia 1º de novembro de 2025, realizamos mais uma edição do nosso projeto "Necroturismo: homenagens póstumas e saudosismo", um momento profundamente emocionante em que a comunidade escolar se reuniu para celebrar a vida e o legado daqueles que deixaram marcas eternas em nossa história.
O evento, já em sua 7ª edição, aconteceu no Cemitério Municipal e reafirmou o poder da lembrança, bem como a importância de manter viva a memória de pessoas queridas que contribuíram, com sua trajetória e dedicação, para o crescimento do nosso colégio e da cidade de Passos.
O projeto foi orientado pelo Professor de História, Antonio Junior Miranda, junto aos alunos do 9º ano, que se dedicaram às pesquisas e às apresentações realizadas durante o Necroturismo, enriquecendo o encontro com sensibilidade, respeito e profundidade histórica.
Durante toda a manhã, palavras de carinho, orações e depoimentos emocionados tomaram conta do ambiente, unindo gerações em um mesmo sentimento: o da gratidão. Cada homenagem foi um gesto de amor e reconhecimento, reacendendo memórias e corações.
Foram lembrados com carinho:
· Altina (Claredina Bernardes) – homenagem da SSVP
· Bhertha Piantino Merchioratto Jabbur – ex-aluna
· Carlos Alberto Oliveira Suhadolnick – homenagem da SRE
· Daude Jabbur – ex-aluno
· Idayr Marques Arantes – homenagem da UNABEM
· Irmã Janir Pinheiro dos Santos – Concepcionista
· Irmã Pillar Lemos – Concepcionista
· Juliana Machado Brandão Reis – ex-aluna
· Lúcia Caetano – homenagem da Paróquia Nossa Senhora da Penha
· Selva Aretuza Figueiredo Melo – homenagem da SSVP; mãe dos atores Danton Melo e Selton Mello
Cada nome evocado representou uma história única — vidas que inspiraram, ensinaram e continuam a iluminar os caminhos de quem ficou.
O Necroturismo é um convite à reflexão, à valorização da memória e à celebração da vida. A todos que participaram e contribuíram para este momento tão especial, nosso mais sincero agradecimento.
Que as lembranças desses homenageados sigam sendo luz e inspiração para nossa comunidade.
Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral
Clique aqui e leia mais ...
9º ano do EF usa magnetismo para detectar ferro no cereal
Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de uma experiência no Laboratório de Física: descobriram a presença de ferro nos flocos de milho utilizando o magnetismo.
Durante a atividade, a turma foi dividida em grupos e, com a ajuda de ímãs de neodímio, pôde visualizar as pequenas partículas de ferro presentes no cereal matinal. A prática foi acompanhada por explicações teóricas sobre o magnetismo, relacionando o conteúdo visto em sala com situações do cotidiano.
A proposta possibilitou que os estudantes aprendessem de forma lúdica e significativa, desenvolvendo habilidades como o trabalho em equipe, a observação científica e a aplicação dos conceitos de Física.
Essa experiência mostrou como a ciência pode estar presente até mesmo nos alimentos que consumimos, despertando ainda mais a curiosidade e o interesse dos alunos pelo conhecimento científico.
Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)
Clique aqui e leia mais ...
Diálogo com psicóloga engaja estudantes no combate ao bullying
Tivemos a honra de receber a ex-aluna Letícia Piantino, psicóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP), para uma palestra esclarecedora sobre o tema do bullying. O evento foi uma oportunidade valiosa para aprofundar a discussão sobre um assunto de grande relevância no ambiente escolar.
Com sua experiência profissional e familiaridade com o colégio, Letícia abordou as diversas facetas do bullying — desde suas causas e consequências até as formas de identificação e prevenção. A palestra serviu como um reforço fundamental para o trabalho contínuo que a escola já realiza com os alunos, oferecendo novas ferramentas e perspectivas para lidar com o problema.
A interação da psicóloga com os estudantes foi um dos pontos altos do encontro. Ela conseguiu transmitir as informações de maneira acessível e empática. Os alunos receberam orientações importantes, que os ajudam a reconhecer e combater o bullying, seja como vítimas, agressores ou espectadores.
A presença de Letícia demonstrou, mais uma vez, o compromisso do colégio com a formação de cidadãos conscientes e preparados para construir um ambiente escolar mais seguro e respeitoso.
Fonte: Adriana Faria de Alcântara Dias
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio
Clique aqui e leia mais ...
Vivências Artísticas no 7º ano: O Circo como Linguagem Educativa
Nas aulas de Arte, estudamos o circo como uma manifestação artística tradicional, rica em elementos culturais, visuais e performáticos. Discutimos sua origem, evolução histórica e a diversidade de linguagens que ele abrange — como o teatro, a dança, a música, o humor e a acrobacia. O circo é uma forma de arte que emociona, diverte e encanta diferentes gerações, carregando um forte valor simbólico e social.
Exploramos também o papel do artista circense, com destaque para personagens clássicos como o palhaço, o equilibrista e o malabarista, compreendendo como cada atuação exige disciplina, técnica e criatividade. As aulas enfatizaram que o circo não é apenas entretenimento, mas também uma poderosa forma de expressão artística e cultural, que dialoga com a sensibilidade, o corpo e a imaginação.
Como culminância do conteúdo trabalhado em sala, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental realizaram uma apresentação artística com temática circense, integrando os conhecimentos adquiridos. A atividade envolveu diversas linguagens do circo, com performances de números de palhaçaria, dança e interação com o público, criando um ambiente lúdico e expressivo.
A participação ativa dos estudantes, tanto nas apresentações quanto na organização do evento, foi fundamental para o desenvolvimento de habilidades como expressão corporal, trabalho em equipe, improvisação e comunicação. A interação com o público — composto por colegas e professores — trouxe ainda mais significado à atividade, evidenciando como a arte pode aproximar e emocionar as pessoas.
Fonte: Profª Laura Freitas Reis
Clique aqui e leia mais ...
Estudantes do 8º ano criam marcas e produtos em projeto de Arte
Nas aulas de Arte, abordamos o universo do design e sua relação com a criatividade, o empreendedorismo e a comunicação visual. Os alunos do 8º ano foram incentivados a compreender como o design está presente no nosso dia a dia — desde a criação de logomarcas até o desenvolvimento de produtos e estratégias para atingir um público-alvo específico.
Exploramos os elementos fundamentais do design — como forma, cor, tipografia e composição — e também conceitos como identidade visual, proposta de valor e posicionamento no mercado. O objetivo foi estimular os alunos a pensar não apenas na criação artística, mas também no impacto e na viabilidade do que produzem.
Como parte da proposta pedagógica, os estudantes realizaram uma atividade prática em que precisaram criar uma marca completa, desenvolvendo um logotipo, um produto e definindo seu público-alvo. A tarefa exigiu planejamento, pesquisa, criatividade e a aplicação dos conceitos aprendidos.
Essa experiência permitiu que os alunos colocassem em prática a capacidade de pensar como designers e empreendedores, elaborando ideias originais e coerentes com a identidade da marca criada. A apresentação dos trabalhos foi um momento de valorização da criatividade individual e coletiva, além de fortalecer habilidades como comunicação, inovação, pensamento crítico e trabalho em equipe.
A atividade evidenciou como o design, quando trabalhado dentro do campo da Arte, vai muito além da estética: ele se torna uma ferramenta de expressão, estratégia e inovação. Os alunos puderam perceber que a arte também pode ser uma ponte para o mundo dos negócios, e que criatividade e empreendedorismo caminham juntos na construção de ideias transformadoras.
Fonte: Profª Laura Freitas Reis
Clique aqui e leia mais ...
Revivendo a magia do nosso Arraiá no Ens. Fundamental Anos Finais
Continuando as recordações em nossas férias, hoje é dia de relembrar a animada Festa Junina do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.
Há algumas semanas, o Educandário se encheu de cores, músicas e muita animação com a realização da tradicional Festa Junina do CIC. Os alunos protagonizaram momentos de pura alegria e integração, transformando o pátio da escola em um verdadeiro arraiá.
O grande destaque da noite foram as apresentações de danças juninas, cuidadosamente ensaiadas sob a coordenação da professora Cláudia Aline. As coreografias, que iam das quadrilhas clássicas a versões modernas de forró, encantaram o público com figurinos caprichados, movimentos sincronizados e muita energia. Tudo isso refletiu o empenho dos estudantes em oferecer um espetáculo inesquecível.
Parabéns a todos os envolvidos por mais um arraiá de sucesso! Foi uma noite para ficar na memória do CIC, marcada pela alegria, união e espírito de celebração.
Clique aqui e leia mais ...
Arte e Matemática se encontram nos "caleidocírculos" do 7º ano do EF
Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais mergulharam em uma atividade interdisciplinar que uniu a precisão da matemática à liberdade da arte! Inspirados por grandes mestres como Kandinsky – que explorou a relação mágica entre cor, forma e emoção –, os estudantes criaram seus próprios "caleidocírculos": obras vibrantes feitas apenas com circunferências!
A atividade foi realizada da seguinte maneira:
Matemática em ação: com compassos em mãos, os alunos praticaram a construção de circunferências concêntricas e sobrepostas, com diferentes raios e diâmetros, garantindo harmonia geométrica.
Arte inspiradora: o estilo artístico de referência foi a obra de Wassily Kandinsky. A partir dela, os estudantes coloriram suas composições, explorando contrastes e a psicologia das cores.
Resultado final: uma explosão de criatividade! Os trabalhos demonstraram como formas aparentemente simples – como o círculo – podem se transformar em obras complexas e cheias de significado.
O círculo é um universo infinito: símbolo de unidade na matemática e de movimento na arte. Quando os alunos percebem que a mesma ferramenta – o compasso – pode servir tanto para equações quanto para expressões pessoais, a aprendizagem ganha novos sentidos!
Fonte: Prof. Fernando de Almeida Oliveira
Clique aqui e leia mais ...
Projeto interdisciplinar do 6º ano integra Arte e Matemática
Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais mergulharam no universo da arte tridimensional, explorando formas, volumes e estruturas que ultrapassam o plano bidimensional do papel. Por meio de esculturas feitas com materiais diversos — como papelão, argila, palitos de picolé e sucata —, os estudantes desenvolveram não apenas suas habilidades artísticas, mas também despertaram um novo olhar para a geometria e os conceitos matemáticos presentes em suas criações.
A arte tridimensional possibilitou uma rica interdisciplinaridade com a matemática, especialmente ao trabalhar com formas geométricas espaciais, como cubos, pirâmides, cilindros e esferas. Ao construir suas obras, os alunos aplicaram conhecimentos sobre medidas, proporção, simetria e equilíbrio; aspectos essenciais tanto para a composição estética quanto para a estabilidade das peças.
O projeto evidenciou como arte e matemática caminham juntas, estimulando, ao mesmo tempo, o raciocínio lógico e a criatividade. Enquanto criavam esculturas expressivas, os estudantes também desenvolviam uma compreensão prática dos conceitos matemáticos, tornando a aprendizagem mais significativa e concreta.
As obras finais são o resultado de um processo de investigação, planejamento e experimentação, revelando o talento e a dedicação de cada aluno. Mais do que simples trabalhos manuais, representam expressões do pensamento artístico aliado ao conhecimento matemático: uma verdadeira celebração da criatividade.
Fonte: Profª Laura Freitas Reis
Clique aqui e leia mais ...
2ª Série do Ensino Médio desvenda o DNA no Laboratório de Biologia
Os estudantes da 2ª série do Ensino Médio vivenciaram uma experiência prática de extração de DNA de morango e banana, com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre a estrutura e o papel dessa molécula essencial à vida.
Orientados pela professora, seguiram um protocolo utilizando materiais simples, como detergente, sal e álcool, para romper as células e isolar o material genético. Ao final do processo, conseguiram observar o DNA precipitado, tornando visível algo que normalmente é estudado apenas em livros e imagens.
A atividade despertou a curiosidade científica e permitiu relacionar teoria e prática, tornando o aprendizado de biologia molecular mais concreto, dinâmico e significativo.
Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)
Clique aqui e leia mais ...
A 3ª Série do Ensino Médio em Preparação para o Enem 2025
A primeira semana preparatória para o Enem 2025 no Colégio Imaculada Conceição foi marcada por aprofundamento, orientação e apoio aos estudantes. No dia 6 de novembro, vivenciamos um momento especial, dedicado ao acolhimento, à serenidade e à motivação.
A programação teve início com a condução de Ana Paula Pereira Lucas Barreto, que guiou os jovens em um momento de meditação e relaxamento, proporcionando uma pausa necessária para o equilíbrio da mente e do espírito antes do desafio que se aproxima.
Em seguida, na Capela, o Professor Matheus orientou um instante de reflexão e oração. Nesse ambiente, os estudantes foram surpreendidos com uma homenagem preparada pelas famílias: um vídeo com mensagens de incentivo e carinho, lembrando que a presença e o apoio familiar são fonte constante de força e encorajamento.
Logo depois, seguiram para a Sala dos Professores, onde receberam outra homenagem, desta vez dos educadores que acompanharam suas trajetórias escolares. Em nome da equipe pedagógica, Irmã Catarina, diretora do Colégio, expressou palavras de reconhecimento, confiança e apreço pela dedicação demonstrada ao longo dos anos.
O encontro prosseguiu com um lanche de confraternização, favorecendo um momento de descanso, diálogo e convivência. Para finalizar, os estudantes receberam um kit especial preparado para o dia da prova, acompanhado de orientações essenciais sobre o Enem.
Que esse dia, marcado por acolhimento, fé e cuidado, inspire e fortaleça cada estudante em sua caminhada. Estamos confiantes em suas capacidades e torcendo para que realizem uma excelente prova.
Fonte: Adriana Faria de Alcântara Dias
Coordenadora Pedagógica
Clique aqui e leia mais ...
Geografia à Mesa: aprendizado e integração na 2ª série do EM
A turma da 2ª série do Ensino Médio participou de uma atividade especial que uniu conhecimento, interação e um ambiente descontraído: o quiz Geografia à Mesa, com foco na atividade industrial brasileira.
A atividade foi realizada no pátio da escola, em um ambiente fora da rotina da sala de aula, e os alunos puderam levar lanches, o que tornou o momento mais leve e integrador. Com perguntas elaboradas previamente, o quiz foi conduzido individualmente, estimulando a autonomia, o raciocínio crítico e a rapidez nas respostas. A correção foi feita em tempo real, incentivando a reflexão sobre os temas abordados.
Também tivemos a alegria de receber a visita da Irmã Superiora Provincial Marlise Peters, que trouxe ainda mais significado ao encontro e reforçou os valores que orientam a comunidade escolar.
Atividades como essa reafirmam a importância das metodologias ativas no processo de ensino, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo.
Prof. Denis Carlos Silva Freitas
Clique aqui e leia mais ...
A Física por trás da brincadeira: a 1ª série e o estudo da Energia
Os alunos da 1ª série do Ensino Médio viveram uma experiência científica instigante no laboratório de Física. A atividade, chamada "Lata Mágica", trouxe, de forma prática e divertida, conceitos como energia mecânica, energia cinética, energia potencial elástica e trabalho.
Durante a aula, os estudantes, organizados em grupos, construíram um dispositivo utilizando uma lata, um elástico e um pequeno peso. Ao manipular a montagem, puderam observar como a conservação de energia e o trabalho da força elástica se manifestam no movimento da "lata mágica".
Além de aprenderem teoria aplicada, os alunos foram incentivados a experimentar, discutir em grupo e registrar suas observações, desenvolvendo habilidades de análise crítica e compreensão sobre como matéria, energia e movimento se relacionam nos sistemas físicos.
Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)
Clique aqui e leia mais ...
Alunas do CIC embarcam para imersão internacional nos EUA
Três alunas do Colégio Imaculada Conceição — Julia, Paolla e Rafaela — iniciam hoje uma jornada de aprendizado e descoberta nos Estados Unidos, por meio de uma imersão internacional promovida em parceria com a 2go edu, empresa referência em programas educativos voltados à formação global de jovens estudantes.
Ao longo da experiência, as alunas permanecerão principalmente nas cidades de Los Angeles e San Diego, na Califórnia, onde participarão de atividades culturais e acadêmicas com foco no aperfeiçoamento da língua inglesa, na ampliação do repertório cultural e no desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI.
Essa iniciativa faz parte do compromisso da Rede Concepcionista com uma educação integral e transformadora, que ultrapassa os limites do espaço escolar e proporciona vivências concretas de internacionalização. Acreditamos que o contato direto com outras culturas, realidades e idiomas é um caminho poderoso para formar cidadãos mais conscientes, sensíveis e preparados para os desafios de um mundo globalizado.
A parceria com a 2go edu reflete essa mesma visão: a educação como ponte entre pessoas, culturas e possibilidades. Ao embarcar nessa vivência, Julia, Paolla e Rafaela representam não apenas o Colégio, mas também a crença de que experiências formativas, vividas com intencionalidade, deixam marcas profundas e duradouras — tanto no campo pessoal quanto no acadêmico e profissional.
Desejamos às nossas alunas uma viagem rica em descobertas, crescimento e aprendizado. Que esta etapa seja vivida com entusiasmo, curiosidade e abertura para tudo o que o mundo tem a ensinar.
Clique aqui e leia mais ...
Da teoria à prática: 2ª série descobre o calor do Efeito Joule
Os alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram de uma experiência incrível no Laboratório de Física. O tema da aula foi o Efeito Joule, fenômeno responsável pela transformação da energia elétrica em energia térmica — princípio presente em diversos equipamentos do nosso dia a dia, como chuveiros, ferros de passar roupa e aquecedores.
Divididos em grupos, os estudantes puderam colocar a teoria em prática utilizando materiais simples, como papel-alumínio, palha de aço, pilhas e fios. Durante os experimentos, observaram como a passagem da corrente elétrica provoca o aquecimento dos condutores, chegando até a gerar chamas na palha de aço.
Mais do que aprender fórmulas e conceitos, a atividade possibilitou aos alunos investigar, experimentar e compreender as aplicações da Física em situações reais, além de desenvolver o trabalho em equipe e a análise crítica sobre as tecnologias que nos cercam.
Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)
Clique aqui e leia mais ...
Alunos da 1ª série do EM explorando o micromundo das samambaias
Nossos alunos da 1ª série do Ensino Médio participaram de uma incrível aula de Laboratório, cujo objetivo foi observar as estruturas das samambaias (pteridófitas). Utilizando lâminas, microscópios e folhas secas de samambaia com soros, os estudantes puderam explorar os detalhes microscópicos dessas plantas fascinantes, que fazem parte de um dos grupos vegetais mais antigos do planeta.
A atividade proporcionou uma maior compreensão sobre a reprodução e as adaptações das pteridófitas, despertando a curiosidade científica e o olhar atento para o mundo natural.
Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)
Clique aqui e leia mais ...
Lessons in Empathy: Walking Blind with the 2nd Year Class
Students from the 2nd year of High School experienced a very special and meaningful class on inclusion in sports. The aim of the activity was to raise awareness of the challenges faced by people with disabilities, especially those with visual impairments, and to encourage empathy and respect among students.
The experience began right at the classroom door, when some students were blindfolded and guided by their classmates on the way to the gym. This simple, but powerful exercise already demanded trust, communication, and responsibility between the pairs.
Once at the gym, the blindfolded students were invited to participate in sports activities in which they had to rely entirely on their teammates’ guidance, learning how much collaboration and sensitivity are required in these situations.
Through this unique experience, students not only gained a deeper understanding of the reality of athletes with disabilities, but also reflected on the importance of inclusion, solidarity, and teamwork in their own lives.
Source: Prof. Larissa Pádua Pereira Silveira
Clique aqui e leia mais ...
Caminhos e Memórias: 2ª série do EM reflete sobre a infância e a fé
A adolescência é um tempo de descobertas, marcado pela delicada travessia entre a infância que se despede e a vida adulta que se anuncia.
Para refletir sobre essa passagem e perceber a presença amorosa de Deus em cada etapa da vida, a 2ª série do Ensino Médio participou da atividade "Caminhos e Memórias", realizada durante a aula de Ensino Religioso.
Cada estudante trouxe de casa um objeto que simbolizasse sua infância — primeiras roupinhas, brinquedos, fotos antigas ou outras lembranças afetivas. Ao partilhar histórias e relembrar momentos marcantes, os jovens foram convidados a reconhecer que, em todos os capítulos de suas vidas, Deus esteve presente: cuidando, guiando e preparando-os para novos desafios.
O encontro não foi apenas uma viagem ao passado, mas também um convite a olhar para o presente e para o futuro com esperança, confiando no Deus que escreve, com amor, cada linha de nossa história.
Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral
Clique aqui e leia mais ...
Serviços e Parcerias
Canal CIC Passos
INSTITUCIONAL
SERVIÇOS
Rede Concepcionista de Ensino




