Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Imaculada Conceição - Passos-MG

Colégio

Imaculada Conceição

Passos-MG

Em Destaque
Educação Infantil

A Planetary Exploration with the Preschool Class

Our preschool students embarked on an exciting journey through the solar system! As part of an immersive, hands-on activity, each child was given the opportunity to color one of the planets, using their imagination to bring the wonders of space to life. From Jupiter's vibrant orange storms to Neptune's cool blue hues, the children explored the distinct characteristics of each planet with creativity and curiosity.

Now proudly displayed in our school, their artwork not only showcases their artistic talents but also reflects their growing knowledge of the solar system. This engaging project fostered collaboration, curiosity, and a deeper interest in space exploration. We're delighted by their enthusiasm and can't wait for more exciting learning adventures ahead!

In addition to coloring, we also introduced fun facts about each planet, sparking even more excitement. The children learned how Mars is often called the "Red Planet," and how Saturn's famous rings are made of ice and rock. Their fascination with space has inspired deeper questions about the universe, setting the stage for future lessons that explore astronomy, science, and beyond!

Source: Prof. Maria Clara Judice Silva

Clique aqui e leia mais ...

Um espelho de fantasia: muita criatividade no Minimaternal

As crianças do Minimaternal tiveram uma tarde repleta de diversão e encantamento. Elas foram levadas a um ambiente especial, onde encontraram caixas misteriosas e um espelho. Instigadas pela professora, descobriram o conteúdo das caixas: fantasias e adereços variados. Encantadas, vestiram as fantasias, se olharam no espelho, desfilaram e dançaram, vivendo momentos de pura alegria.

Ao se fantasiarem como seus personagens preferidos, as crianças puderam explorar sua imaginação e criatividade, criando histórias e interagindo de forma lúdica com os colegas. O espelho trouxe ainda mais diversão, permitindo que elas se vissem de maneira diferente e desenvolvessem sua autoimagem.

Na hora da despedida, surpreenderam os pais, levando a alegria para casa ao saírem vestidas com as fantasias. Além de proporcionar muita diversão, a atividade estimulou habilidades sociais e emocionais, bem como a imaginação e a criatividade das crianças.

Fonte: Profª Jéssica Milena Martins

Clique aqui e leia mais ...

Aprendizado interativo no Maternal II com o Projeto "Fofy's Beto"

Foi apresentado ao Maternal II o "Projeto Fofy's Beto", uma iniciativa lúdica e educativa, especialmente desenvolvida para as crianças da educação infantil, com o objetivo de introduzir o universo das letras de maneira criativa e divertida. O projeto busca estimular o reconhecimento e a familiarização com o alfabeto, preparando os pequenos para o processo de alfabetização de forma leve e envolvente.

Durante o projeto, cada letra é apresentada por meio de atividades práticas e interativas, como a "Apostila das Letras", a "Maleta de Objetos", os itens trazidos pelas crianças, o boneco "Fofy's Beto", além de brincadeiras e atividades artísticas. Essa abordagem multissensorial ajuda as crianças a associar cada letra a sons, imagens e palavras, facilitando o aprendizado e a compreensão do alfabeto.

Nosso projeto valoriza a participação ativa das crianças, respeitando o ritmo individual de cada uma e criando um ambiente acolhedor, onde o aprendizado ocorre de forma natural. Com isso, buscamos não apenas ensinar o alfabeto, mas também despertar o prazer pelo conhecimento e pela descoberta do fascinante mundo das palavras.

Fonte: Profª Iára Machado Felício

Clique aqui e leia mais ...

Aprendendo com o "Peixinho Comilão": estímulos e sorrisos

Nossas pequenas estrelas do Maternal I embarcaram em uma atividade lúdica e educativa com o brinquedo "O Peixinho Comilão", orientada pelas professoras das turmas.

Através dessa brincadeira criativa, as crianças foram estimuladas a desenvolver habilidades motoras finas, como o movimento de pinça, além de trabalharem a oralidade, o tônus muscular, a contagem e o controle da força. Manipulando as "pérolas" e alimentando o peixinho, elas se divertiram enquanto aprendiam, unindo aprendizado e diversão em cada etapa da atividade.

Foi um dia cheio de sorrisos e descobertas, onde a imaginação e o desenvolvimento caminharam lado a lado no encantado mundo do fundo do mar!

Fonte: Profª Letícia Mizael Maia

Clique aqui e leia mais ...

Pré: o papel da letra cursiva no desenvolvimento infantil

A introdução da letra cursiva na educação infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. Nessa fase, os pequenos estão aprimorando a coordenação motora fina, necessária para a escrita. A prática da caligrafia cursiva não apenas fortalece os músculos envolvidos, mas também estimula o cérebro, auxiliando na memorização e no reconhecimento das formas das letras.

Além disso, o uso da letra cursiva favorece o desenvolvimento da concentração e da paciência, pois exige atenção e controle dos movimentos. Ao ser introduzida de forma adequada à faixa etária, essa prática promove a autonomia e a autoconfiança das crianças, que começam a identificar e reproduzir as letras com mais facilidade. A escrita cursiva também contribui para criar uma base sólida nas habilidades de leitura e escrita, preparando os alunos para os desafios das etapas seguintes da educação.

Fonte: Profª Daliane de Oliveira Garcia

Clique aqui e leia mais ...

Coordenação e alegria: bambolês em ação no Maternal II

As crianças do Maternal II participaram de uma atividade lúdica e cheia de movimento, utilizando bambolês. A proposta foi desenvolvida para estimular a coordenação motora, o equilíbrio e a socialização dos pequenos, sempre de forma divertida e segura.

Durante a atividade, os alunos exploraram diferentes formas de brincar com os bambolês. Além de promover o desenvolvimento físico, a dinâmica proporcionou momentos de interação e alegria, reforçando os laços de amizade e colaboração entre as crianças.

Os pequenos deram um show de coordenação e entusiasmo, demonstrando que brincar também é uma maneira de crescer e aprender!

Fonte: Profª Iára Machado Felício

Clique aqui e leia mais ...

Uma experiência colorida no "Varal Mágico" com o Minimaternal

Os alunos do Minimaternal, acompanhados pela professora, deslocaram-se para a área externa, onde encontraram um varal com fitas de diversas cores e uma tela em branco. A atividade proposta envolvia uma técnica de pintura diferente, na qual as crianças deveriam borrifar água nas fitas coloridas, que se movimentavam com o vento, criando uma pintura única e divertida.

A experiência foi cheia de alegria, permitindo que as crianças explorassem novas formas de expressão artística. O movimento das fitas, aliado à mistura das cores, tornou a atividade ainda mais envolvente, incentivando a curiosidade e o encantamento dos pequenos.

O principal objetivo da atividade foi estimular a coordenação motora através do uso dos borrifadores, além de desenvolver a criatividade e o reconhecimento de cores. A interação entre as crianças também foi favorecida, proporcionando momentos de aprendizado colaborativo e de muita diversão.

Fonte: Profª Jéssica Milena Martins

Clique aqui e leia mais ...

Arte e diversão no parquinho: cores em movimento com o Maternal I

As crianças do Maternal I se divertiram na área externa da escola em uma atividade artística que envolveu o escorregador do parquinho, tintas coloridas e cartolina branca. Elas subiam no escorregador, faziam a contagem regressiva e, em seguida, empurravam os carrinhos sobre as tintas coloridas, o que deu um toque especial à proposta.

A cada deslize do carrinho, as cores iam se misturando e ganhando vida sobre a cartolina. A atividade estimulou a criatividade, o equilíbrio ao subir a escada do escorregador, a força, a concentração e a oralidade, além de proporcionar um momento alegre de expressão artística.

A obra de arte final foi exibida no varal do hall infantil da nossa escola por uma semana.

Fonte: Profª Letícia Mizael Maia

Clique aqui e leia mais ...

Pega Balão: uma explosão de cores e aprendizado nas turmas do Jardim

A brincadeira "Pega Balão" com as turmas do Jardim, na qual cada criança deve pegar o balão correspondente à sua cor, é uma atividade lúdica que desenvolve diversas habilidades essenciais. Ao identificar e perseguir o balão da cor correta, as crianças exercitam o reconhecimento de cores, fundamental para o desenvolvimento cognitivo nessa faixa etária. Além disso, aprimoram sua coordenação motora ao correr e desviar, o que incentiva o desenvolvimento físico.

A atividade também promove atenção e concentração, pois as crianças precisam focar em encontrar e pegar o balão certo em meio a outros balões e ao movimento dos colegas. Essa dinâmica é uma excelente oportunidade para trabalhar a percepção visual e a capacidade de discriminação, habilidades importantes tanto na sala de aula quanto nas interações cotidianas.

Além disso, "Pega Balão" reforça paciência e controle emocional, já que as crianças precisam esperar sua vez e lidar com a frustração caso não consigam pegar o balão na primeira tentativa. Ao mesmo tempo, experimentam a satisfação de completar a tarefa com sucesso, o que contribui para a construção da autoestima e do senso de conquista. Dessa forma, a brincadeira se torna uma ferramenta completa para o desenvolvimento integral dos pequenos.

Fonte: Profª Daniele Lopes Reis

Clique aqui e leia mais ...

Fundamental Anos Iniciais

O poder da criatividade: aulas de Arte no 3º Ano do EF

Os alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, orientados pelas professoras, participam semanalmente de aulas especiais de Arte que incentivam a criatividade e a expressão individual. Nessas aulas, as crianças têm a oportunidade de explorar diferentes técnicas e materiais, desenvolvendo não apenas suas habilidades artísticas, mas também a sensibilidade estética e a capacidade de expressar suas emoções de forma autêntica.

Essas atividades, além de enriquecerem o currículo escolar, proporcionam um ambiente acolhedor e estimulante, onde os alunos interagem com os colegas e descobrem novas formas de enxergar o mundo. Nosso ensino valoriza a originalidade e o pensamento criativo, tornando cada aula uma oportunidade única de descoberta e crescimento pessoal.

Fonte: Profª Márcia Maria da Silva Vieira

Clique aqui e leia mais ...

Compostagem em ação: parceria entre UEMG e alunos do 4º Ano

Os alunos do curso de Engenharia Agronômica da UEMG visitaram nossa escola para realizar uma atividade especial com os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais: a construção de uma composteira orgânica.

A atividade começou com uma conversa animada sobre a importância da compostagem e como ela pode ajudar a reduzir o lixo, além de enriquecer o solo. Os engenheiros agrônomos explicaram aos alunos do 4º ano como a compostagem transforma restos de alimentos e materiais orgânicos em adubo natural, promovendo um ciclo sustentável.

Depois da teoria, foi a hora da prática. Juntos, os alunos e professores acompanharam a montagem da composteira. Todos aprenderam a separar os materiais, como cascas de frutas, folhas secas e restos de vegetais. O entusiasmo estava no ar, e a interação entre os estudantes da Engenharia e os do colégio foi enriquecedora.

Vamos juntos cuidar do nosso planeta!

Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)

Clique aqui e leia mais ...

Independência e cidadania: lições para o 3º Ano do Ens. Fundamental

Nas turmas do 3º ano Alfa e Beta, a celebração da Independência do Brasil foi uma excelente oportunidade para aprofundar os valores históricos e culturais com as crianças. Nessa fase, os alunos estão em pleno desenvolvimento cognitivo e começam a compreender o significado de pertencer a uma nação.

A abordagem pedagógica da Independência vai além de transmitir fatos históricos; ela estimula o senso crítico, a cidadania e o amor pelo país. Trabalhar esse tema com as crianças permite que elas entendam o processo de formação do Brasil enquanto nação livre, incentivando a reflexão sobre liberdade, direitos e responsabilidades.

Por meio de atividades lúdicas e interativas, como encenações, projetos artísticos e rodas de conversa, as professoras conduzem os alunos a uma reflexão sobre a importância dos eventos históricos e como esses moldam a sociedade atual. Assim, as crianças aprendem de maneira envolvente e prática, desenvolvendo um senso de identidade nacional e respeito pelas conquistas históricas.

Esse trabalho, além de essencial para o aprendizado, contribui para formar cidadãos conscientes e engajados no futuro do Brasil.

Fonte: Profª Márcia Maria da Silva Vieira

Clique aqui e leia mais ...

3º ano explora sons e ruídos com decibelímetro em atividade prática

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram de uma atividade prática em que exploraram os sons ao redor do colégio usando um decibelímetro. Orientados pelas professoras, as crianças caminharam pelo ambiente escolar, medindo os níveis de som e refletindo sobre o impacto dos ruídos no dia a dia.

Essa experiência prática foi fundamental para consolidar o aprendizado sobre conceitos de som, como volume e frequência. Além disso, a atividade incentivou os alunos a pensar criticamente sobre a importância de um ambiente escolar tranquilo, tornando o aprendizado mais relevante e aplicável à vida cotidiana.

Fonte: Profª Márcia Maria da Silva Vieira

Clique aqui e leia mais ...

1º ano do EF e o estudo da vida de Jesus no Monte das Oliveiras

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, acompanhados pelas professoras, participaram de uma enriquecedora saída pedagógica em Alpinópolis, visitando o Monte das Oliveiras. O local, com seus monumentos que retratam a história da salvação e passagens bíblicas, proporcionou às crianças um verdadeiro mergulho no estudo da vida de Jesus, dentro da representação geográfica da Terra Santa.

Durante a visita, as crianças ouviram com muita atenção as explicações do guia Marcelo, que tornou o aprendizado ainda mais interessante e envolvente.

A experiência foi extremamente gratificante, possibilitando que os alunos aprendessem de forma lúdica e prazerosa, conectando-se com os conteúdos das aulas de Ensino Religioso de maneira única.

Fonte: Professoras Sueli Marques Soares e Luciene de Souza Batista

Clique aqui e leia mais ...

Fund. Anos Iniciais e a importância do exame de proficiência

A aprovação no simulado é um marco importante para os alunos do 4º e 5º anos, pois indica que estão prontos para participar dos exames de proficiência de Cambridge com confiança. Passar nesse teste preparatório demonstra que os estudantes possuem uma sólida base no idioma e estão aptos a realizar o exame oficial com grande potencial de sucesso.

Além disso, os alunos aprovados ganham não apenas a satisfação de ver seus esforços recompensados, mas também um grande incentivo para continuarem se dedicando ao aprendizado do inglês. Essa conquista os coloca um passo à frente, abrindo novas oportunidades para prestarem outros exames e, no futuro, ampliarem suas chances acadêmicas e profissionais.

Fonte: Profª Larissa Pádua Pereira Silveira

Clique aqui e leia mais ...

5º ano: uma incrível saída pedagógica à Usina de Furnas

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, acompanhados pelas professoras, tiveram a oportunidade de conhecer de perto uma fonte geradora de energia, ou seja, a Usina Hidrelétrica de Furnas.

Nessa saída pedagógica, eles exploraram vários setores, como a antiga cabine de comando, a área reservada para as enormes turbinas, além de conhecer a história da construção e os aperfeiçoamentos tecnológicos feitos ao longo dos anos.

Os alunos, com olhares atentos, observaram maquetes que retratavam a Usina, o funcionamento das turbinas com a força da água, um medidor de energia residencial, locais que proporcionaram o aprimoramento dos conteúdos abordados em sala, contribuindo com o aprendizado.

Finalizamos nosso passeio com um delicioso piquenique no Mirante.

Fonte: Profª Rebeca de Felice R. Vilela

Clique aqui e leia mais ...

Encontros Escritos: Projeto Literário do Ens. Fundamental Anos Iniciais

Tivemos uma noite especial de autógrafos para celebrar o fruto de uma jornada literária iniciada em março de 2024, guiada pelo tema de nossa agenda, "A Arte do Encontro".

O Projeto Literário "Encontros Escritos" além de celebrar a arte da escrita, também desempenhou um papel fundamental na nossa compreensão e apreciação das conexões humanas.

O livro que lançamos, intitulado "Encontros Escritos - Memórias do Projeto Literário", é o resultado de várias fases pedagógicas. Começamos pela apresentação do projeto, seguida pela criação das produções literárias, a tradução para o inglês e, por fim, a customização das camisetas que neste dia os alunos vestiram para a ocasião única.

Cada página do livro transbordam palavras, versos, acrósticos e narrativas que exploram a profundidade das conexões humanas. Além dos autógrafos, os alunos encerraram a noite com canções interpretadas em português e inglês. Celebramos, assim, a arte sublime dos encontros.

Fonte: Juliana Zorzin Silva
Coordenadora Pedagógica / Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais

Clique aqui e leia mais ...

Caça ao Tesouro: explorando mapas e curvas com os alunos do 3º ano

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram de uma caça ao tesouro orientada pelas professoras, onde exploraram o conceito de curvas abertas e fechadas em mapas. A atividade envolveu seguir pistas e percorrer trajetos pelo colégio, desenvolvendo habilidades de orientação espacial e raciocínio lógico.

Essa abordagem prática reforçou o entendimento dos alunos sobre geometria de forma divertida e interativa. Além disso, a caça ao tesouro promoveu a colaboração entre os alunos, transformando o aprendizado em uma experiência envolvente e dinâmica.

Fonte: Profª Márcia Maria da Silva Vieira

Clique aqui e leia mais ...

Fundamental Anos Finais

7º ano apresenta "Jornal Encenado" com criatividade e informação

Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais surpreenderam a todos com um jornal encenado repleto de criatividade e informação. Abordando temas como bullying, trânsito, "fato ou fake" e brincadeiras, os estudantes demonstraram grande dinamismo. A proposta visava oferecer aos alunos a oportunidade de se tornarem protagonistas do conhecimento, pesquisando, construindo e apresentando o que aprenderam de maneira prática e interativa.

Cada grupo seguiu as estruturas de um jornal tradicional, desde a escrita do roteiro até a apresentação, trabalhando de forma produtiva e colaborativa.

A experiência foi extremamente enriquecedora, destacando a importância do trabalho em equipe e da aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Fonte: Profª Juliana Aparecida Amorim

Clique aqui e leia mais ...

9º Ano explora a Física com a construção da Máquina de Ondas

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais participaram de uma aula prática empolgante sobre a construção da Máquina de Ondas, uma atividade que uniu teoria e prática de forma inovadora. Sob a orientação do professor de Física, Ricardo Patrick, os estudantes exploraram conceitos fundamentais sobre ondas e suas propriedades.

Durante a aula, os alunos foram divididos em grupos e receberam materiais simples, como palitos de picolé e massinha de modelar. Com criatividade e trabalho em equipe, cada grupo montou sua própria Máquina de Ondas.

Essa atividade não apenas proporcionou um aprendizado profundo sobre o comportamento das ondas, mas também incentivou a colaboração e a resolução de problemas.

Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)

Clique aqui e leia mais ...

Uma imersão na anatomia do coração com os alunos do 8º ano

Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais participaram de uma aula prática marcante sobre o sistema cardiovascular, que trouxe uma abordagem inovadora e interativa para o aprendizado. A atividade envolveu a observação e a dissecação de corações suínos, oferecendo aos estudantes uma experiência única e enriquecedora.

Os alunos examinaram a anatomia externa dos corações e realizaram a dissecção para explorar as estruturas internas. Utilizando os corações como recurso, eles puderam manipular a musculatura estriada cardíaca, que é crucial para o bombeamento do sangue através da sua contração. Além disso, entenderam o papel das artérias no coração.

A aula prática não apenas consolidou o conhecimento teórico dos alunos sobre o sistema cardiovascular, mas também despertou seu interesse e curiosidade pela ciência de entender o funcionamento do nosso corpo. A experiência envolvente e prática ofereceu uma perspectiva nova e estimulante sobre o funcionamento do coração e a importância do sistema cardiovascular.

Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)

Clique aqui e leia mais ...

Aulas de Matemática na Cozinha Experimental do Colégio

Os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais tiveram a oportunidade de aplicar alguns conceitos matemáticos que aprenderam ao longo da trajetória escolar. Os professores de Matemática programaram uma aula diferente na cozinha experimental do colégio. Nesse ambiente, os estudantes reforçaram conceitos que aprenderam nas aulas, experimentando receitas de esfihas e de doces.

Os adolescentes recordaram como utilizar as unidades de medidas, proporção, calcularam a quantidade de ingredientes em relação ao número de pessoas, além de outras habilidades que foram capazes de desenvolver como: o trabalho em equipe, divisão de tarefas, planejamento e organização do ambiente para a execução das receitas, partilha, integração e fortalecimento os laços de amizade.

Todos os participantes aproveitaram o momento que foi especial e muito rico. Os alimentos ficaram bem saborosos e bem feitos.

Os professores Fernando Almeida e Fábio Kallas ficaram muito satisfeitos com os resultados alcançados.

Fonte: Adriana Faria de Alcântara Dias
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Clique aqui e leia mais ...

8th grade of Elementary School and the great forts built in the past

The 8th grade elementary school students, during classes in the bilingual English program, embarked on a fascinating journey through the history of Brazil. By exploring the country's historical events, they had the opportunity to deepen their knowledge of the colonial era, when forts were built along the Brazilian coast to defend the territory from invasions and attacks.

In this context, the students dedicated themselves to a practical and enriching project: building models of historic forts that stood out in the defense of the Brazilian coast. Using cardboard and creativity, they recreated structures such as Forte de São Marcelo, in Bahia, and Forte dos Reis Magos, in Rio Grande do Norte, among others.

This project not only provided a deeper understanding of the strategic importance of these buildings, but also allowed students to improve their research, teamwork and communication skills in English.

The activity proved to be a valuable experience, showing how the integration of subjects can enrich the educational process and awaken students' greater interest in the country's history, while at the same time developing their linguistic skills in the English language.

Source: Prof. Larissa Pádua Pereira Silveira

Clique aqui e leia mais ...

6º ano em uma aula dinâmica sobre o "Mistério da Santíssima Trindade"

O Mistério da Santíssima Trindade é uma doutrina central da fé cristã, que afirma que o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo são Deus, mas ao mesmo tempo distintos entre si. Esta crença está fundamentada na revelação bíblica e tem sido estudada e explicada ao longo dos séculos. Embora seja um mistério que ultrapassa nossa compreensão humana, a Santíssima Trindade representa um aspecto essencial do relacionamento com Deus para os cristãos.

Com base nisso, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, participaram de uma aula dinâmica em que puderam partilhar suas reflexões e dúvidas de forma ativa, reforçando os conteúdos teóricos por meio da aplicação prática.

A atividade realizada é prevista no planejamento do material didático da disciplina de Ensino Religioso.

Fonte: Profª Daliane de Oliveira Garcia

Clique aqui e leia mais ...

Desenvolvendo um pulmão artificial com os alunos do 8º ano do EF

Os pulmões são órgãos fundamentais do sistema respiratório humano, desempenhando um papel vital na captação de oxigênio e na eliminação de dióxido de carbono. Localizados no tórax, protegidos pelas costelas, esses órgãos esponjosos e macios são responsáveis pela troca gasosa que permite a oxigenação do sangue e a eliminação de resíduos metabólicos.

Nesta aula, os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental Anos Finais tiveram a experiência de construir um pulmão artificial na aula de Ciências para estudar, na prática, as funções e o funcionamento desse sistema essencial para a vida. Com auxílio dos professores eles puderam visualizar como funciona o movimento de inspiração e expiração.

Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)

Clique aqui e leia mais ...

EFAF: Alunos Rafael e Guilherme recebem as medalhas da OBMEP

A equipe educativa do Colégio Imaculada Conceição está muito orgulhosa pela premiação dos alunos Rafael Santiago Giannini e Guilherme Macedo Ramos. Eles foram convidados pela Superintendência Regional de Ensino de Passos, no dia 24 de junho, para receberem as medalhas da OBMEP 2023.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas e particulares (OBMEP) tem a finalidade de incentivar o estudo da Matemática por meio de resolução de problemas que despertam o interesse e a curiosidade dos estudantes. Rafael recebeu as medalhas de nível nacional e regional e Guilherme recebeu a medalha de nível regional.

Nossos estudantes foram acompanhados por Irmã Catarina Salviano da Cunha (Diretora Pedagógica do CIC) e professor Fábio Pimenta Esper Kallas (Professor e Coordenador da Área de Matemática). Os pais dos estudantes também compareceram à cerimônia de premiação para prestigiarem seus filhos.

Fonte: Adriana Faria de Alcântara Dias
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Clique aqui e leia mais ...

A arte da convivência nas atividades da Agenda do 6º ano do EF

As turmas do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, participaram de uma aula divertida e dinâmica sobre a arte da convivência, na qual puderam vivenciar valores como: partilha, solidariedade, amizade e ética. A atividade teve como finalidade explicar as influências e relações entre as pessoas e os grupos sociais (escola, família, trabalho) e culminou com piquenique fraterno.

A atividade realizada é prevista no planejamento do material didático da disciplina de Ensino Religioso e está em consonância com o tema da agenda no mês de junho "Ame+". Esta tarefa permitiu que os conteúdos teóricos abordados em sala fossem reforçados por meio da aplicação prática.

Fonte: Profª Daliane de Oliveira Garcia

Clique aqui e leia mais ...

Ensino Médio

Entendendo melhor o sistema judiciário com o Ensino Médio

Na semana passada, o Colégio Imaculada Conceição recebeu o juiz Luis Carlos Negrão para uma palestra enriquecedora sobre a formação do júri, destinada aos alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. O evento teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão mais profunda do sistema judiciário brasileiro e a importância do papel do júri na administração da justiça.

Durante a palestra, o juiz Negrão abordou diversos temas, incluindo a função do júri, os direitos e deveres dos jurados, e a importância da participação cidadã no processo judicial. Com uma linguagem acessível e dinâmica, ele incentivou os alunos a refletirem sobre questões éticas e morais relacionadas à justiça e à responsabilidade social.

Os estudantes participaram ativamente, fazendo perguntas e expressando suas opiniões, o que contribuiu para um debate rico e interessante. A interação entre o juiz e os alunos ressaltou a relevância dessa experiência para a formação cívica dos jovens, preparando-os para se tornarem cidadãos conscientes e atuantes em sua comunidade.

A palestra foi muito bem recebida pela direção da escola e pelos professores, que destacaram a importância de iniciativas como essa para complementar a formação acadêmica dos alunos e estimular o interesse pela área do Direito. A culminância do projeto foi a participação dos alunos numa audiência pública realizada no dia seguinte.

O Colégio Imaculada Conceição agradece ao juiz Luis Carlos Negrão por sua visita e contribuição valiosa, que certamente deixou uma marca positiva na trajetória educacional dos alunos presentes.

Fonte: Profª Denise Aparecida Suhadolnik Silveira

Clique aqui e leia mais ...

Enriquecendo as aulas da 3ª série com os "Aulões de Matemática"

Os professores do Colégio Imaculada Conceição enriquecem as aulas dos alunos do Ensino Médio com propostas e projetos pedagógicos que facilitarão a compreensão dos conteúdos e a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, os jovens estarão mais bem preparados para enfrentarem os vestibulares.

Uma das iniciativas propostas pelos professores de Matemática, Fábio Kallás e Mariangela Kallas, são os "Aulões de Matemática" que acontecem uma vez por semana, no contraturno, para os alunos da 3ª série do Ensino Médio. Nesse período, os alunos resolvem questões referentes ao ENEM e aos maiores vestibulares do país. Os professores também orientam e auxiliam os estudantes na resolução de exercícios e questões, conforme as necessidades e expectativas de cada um ou de cada grupo de alunos.

As aulas continuarão no 2º semestre do ano letivo e os alunos demonstram interesse e motivação pela proposta.

Fonte: Adriana Faria de Alcântara Dias
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Clique aqui e leia mais ...

Alunos da 1ª série participaram de uma oficina investigativa de Física

Unindo a teoria à prática, os alunos da 1ª Série do Ensino Médio realizaram um experimento com o objetivo de estudar e compreender a ação da força de resistência do ar sobre corpos em queda.

Na aula, os alunos criaram dispositivos capazes de amortecer e evitar a quebra dos ovos, ao serem lançados. Os dispositivos foram montados com os seguintes materiais: sacolas plásticas, balões, isopor, espuma, esponjas, recipientes de plástico, barbantes, entre outros.

Com a realização da aula, os alunos puderam observar, prever resultados e ter melhor entendimento do assunto abordado.

Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)

Clique aqui e leia mais ...

Alunas da 3ª série são premiadas no projeto "Realidades do Agro"

No dia 09 de julho, foi realizada uma cerimônia de premiação no Auditório Imaculada Conceição para homenagear as alunas vencedoras do Concurso de Redação sobre "Realidades do Agro", promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais, SENAR e SICOOB.

A aluna Isadora Santos Velloso, da 3ª série Alfa, foi premiada na categoria foto. Ela se destacou entre os participantes ao oferecer um olhar perspicaz e bem fundamentado sobre o campo. Já a aluna Mariana Jarreta, da 3ª série Beta, premiada na categoria redação, elaborou uma abordagem sobre os desafios e oportunidades enfrentados pelo setor agrícola.

Este evento além de reconhecer o talento e a dedicação das estudantes, também reafirmou o compromisso das entidades organizadoras em fomentar o conhecimento e a conscientização sobre o agronegócio. Parabéns às vencedoras e a todos os participantes pelo excelente trabalho!

Fonte: Profª Denise Aparecida Suhadolnik Silveira

Clique aqui e leia mais ...

3ª série do EM: experiência inesquecível na "Noite do Terceirão"

Nossos alunos da 3ª série do Ensino Médio viveram uma experiência inesquecível na "Noite do Terceirão". Os alunos organizaram uma noite divertida para celebrar a convivência em todos esses anos como alunos concepcionistas. Foi a oportunidade de passarem a noite na escola, uma curiosidade de todo estudante.

Começamos com um profundo momento de oração e reconciliação na capela, em que cada um pôde refletir sobre sua jornada, compartilhar histórias e celebrar o perdão mútuo. Foi um instante de partilha de vida e recordações, entre risadas e lágrimas, fortalecendo ainda mais os laços de amizade e preparando o clima para a noite especial que viria.

A diversão tomou conta com apresentações de karaokê, revelando talentos e garantindo risos contagiantes. Além disso, jogos e brincadeiras espalhados pelos corredores da escola proporcionaram uma nova perspectiva e uma alegria contagiante. A noite foi complementada com muitas pizzas e doces que reuniram todos em um clima de confraternização e despedida.

O encerramento dessa noite inesquecível foi marcado por uma missa especial com as Irmãs, um momento de partilha do Carisma Concepcionista. Após a missa, os alunos foram recepcionados por seus pais com um café surpresa, repleto de carinho e deliciosas quitandas. Esse gesto final, cheio de amor e apoio, foi a maneira perfeita de concluir este momento, deixando uma marca duradoura em nossos formandos enquanto eles se preparam para novos desafios e conquistas.

A "Noite de Estrelas do Terceirão" foi um marco de gratidão, amizade e sonhos para o futuro. Desejamos aos nossos formandos um caminho repleto de sucesso e realizações. Vocês sempre serão estrelas brilhando em nossa constelação!

Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral

Clique aqui e leia mais ...

Alunos do Ensino Médio participam da Mostra de Profissões 2024

No final de junho, os alunos do Ensino Médio participaram da Mostra de Profissões 2024, organizada pela Coordenação, Orientação e pela equipe de Apoio ao Vestibular.

O evento contou com uma palestra on-line do assessor do Anglo, que abordou temas relacionados à carreira e ao futuro dos estudantes. Em seguida, houve a apresentação da Faculdade Atenas e uma palestra sobre tecnologia e perspectivas futuras, ministrada pelo Inatel.

Após essas atividades no auditório, os alunos visitaram os estandes das instituições de ensino superior presentes: Faculdade Atenas, Inatel e Unaerp. Com dinamismo e atividades práticas, os alunos puderam experimentar um pouco do que são algumas das profissões oferecidas nas graduações da nossa região.

Fonte: Profª Rita de Cássia da Silva Kneib

Clique aqui e leia mais ...

1ª série do EM: muita prática e observação no Lab. de Biologia

A fermentação é um processo metabólico anaeróbico em que microrganismos, como leveduras e bactérias, degradam compostos orgânicos para obter energia na ausência de oxigênio. Esse processo é fundamental em diversas aplicações práticas, como na produção de pães, iogurtes, na indústria farmacêutica entre outras.

Na aula no Laboratório de Biologia, os alunos da 1ª série do Ensino Médio passaram pela experiência de detectar e observar a fermentação na prática. Com o auxílio da professora e da laboratorista, os alunos fizeram uma massa de pão e observaram dentro de um copo de água a liberação de gás carbônico que acontece quando o piruvato se transforma em duas moléculas.

Fonte: Maria Júlia Reis (Laboratorista)

Clique aqui e leia mais ...

O tradicional e o contemporâneo na Festa Junina do Ensino Médio

Nossa Festa Junina, realizada no Educandário do Senhor Bom Jesus, foi um verdadeiro sucesso, reunindo famílias, alunos e a equipe educativa para um dia repleto de alegria, comidas típicas, danças e muita animação. O evento celebrou a tradição com um toque especial, proporcionando momentos inesquecíveis para todos os presentes.

Os adolescentes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio trouxeram muita energia e criatividade às apresentações. Com danças mais elaboradas e coreografias que misturavam o tradicional e o contemporâneo, eles surpreenderam o público com seu talento e dedicação. As apresentações refletiram a maturidade e o espírito festivo dos jovens, que se empenharam em fazer desta festa junina uma celebração inesquecível.

Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral

Clique aqui e leia mais ...

3ª série e a impactante experiência do projeto "Realidades do Agro"

Hoje queremos relembrar a impactante experiência que nossos alunos tiveram ao serem os primeiros estudantes de Passos a participarem do projeto "Realidades do Agro".

O projeto Realidades do Agro é uma iniciativa do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos e do Sistema Faemg Senar, que tem como objetivo levar alunos da 3ª série do Ensino Médio para conhecer a realidade do campo, proporcionando uma imersão na cultura e nas práticas agrícolas da região. A primeira fazenda visitada foi a Santa Isabel, do produtor Luiz Carlos Vasconcelos, cuja área de produção é a pecuária leiteira.

A proposta do Sindicato Rural é promover a interação entre a zona urbana e rural, construindo pontes e proporcionando aos alunos a compreensão da importância da agricultura brasileira, vivência no campo, os pilares da sustentabilidade e a vocação para o agronegócio.

O presidente do Sindicato, Elder Maia dos Reis, destacou a importância do projeto para desmistificar os preconceitos sobre o produtor rural e ressaltou a relevância do agronegócio e do Brasil na produção de alimentos para o mundo.

Tanto os professores quanto os estudantes do colégio enfatizaram a importância de conhecer a prática no campo, a fisiologia da fazenda e a realidade do produtor, saindo de um ambiente teórico para um ambiente real, o que ajuda na construção dos seus valores.

Fotos: Felipe Lima de Andrade

Clique aqui e leia mais ...

Serviços e Parcerias

Sistema Anglo de Ensino

International School

2go edu

Cia do Esporte

Uniformes