Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Imaculada Conceição - Passos-MG

Colégio

Imaculada Conceição

Passos-MG

Pastoral Escolar

A Pastoral do Colégio Imaculada Conceição visa garantir o primado de Deus, por meio da formação integral e contínua dos educandos, educadores e de suas famílias, proporcionando uma experiência pessoal de Jesus Cristo, para que o seu anúncio seja testemunhado por toda a comunidade educativa no intuito de propagar a missão concepcionista.

A Pastoral é a realização da missão educativa, pois almeja o crescimento integral da pessoa, proporcionando uma experiência com Jesus Cristo e orientando para o discernimento do projeto de Deus sobre a própria vida e sobre a história. É um espaço dinâmico de vivência dos valores cristãos. Nele encontramos diversos projetos que animam o viver comunitário, como o MAJC - Voluntariado, a Pastoral Familiar, a Catequese e o Acampe com Jesus.

Estas ações sociais têm como objetivo uma experiência de comunhão com as pessoas. Com base na realidade apresentada, os educandos são convidados a mudar o próprio olhar, fazendo uma releitura de nossas práticas cotidianas. Ainda temos os momentos celebrativos, a formação cristã de professores e funcionários, os retiros, entre outros.

Diante da realidade em que vivemos, é necessário realizar uma pastoral aberta ao contexto intercultural e inter-religioso, à luz do Carisma Concepcionista, para que o educando possa inserir-se e interferir no mundo de forma responsável, crítica e criativa.

"Deixai
vir a mim
os pequeninos"

Ensino Religioso

O material de Ensino Religioso da Rede Concepcionista tem o intuito de levar o aluno à reflexão, à descoberta e à vivência dos valores do Evangelho. Parte de dois principais referenciais: o antropológico e o teológico. 

 

A criatividade e a participação do aluno são pontos relevantes da proposta. Momentos celebrativos favorecem a internalização dos valores. 



O material pretende ser um caminho para criar empatia com os alunos e, com base no diálogo, transformar os conteúdos em vida.

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade Ecumênica é um modo privilegiado pelo qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma. Em 2021, o convite da CFE nos é educar para o diálogo, propondo a reflexão sobre o tema “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”. E o lema “Cristo é a nossa Paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Efésios 2, 14).

É o momento de refletir, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual. O texto-base foi elaborado com o intuito de demonstrar que o diálogo é o nosso melhor testemunho. Dessa maneira, destaca que Jesus nos ensina a seguir pelo caminho da unidade na diversidade. Em um mundo marcado por casos de intolerância em diversos aspectos, certamente essa é uma mensagem mais que necessária.

A campanha tem a finalidade de “convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual”. O cartaz faz referência ao formato de uma ciranda. Ou seja, todos juntos, de mãos dadas, mantendo a mesma direção. Nesse sentido, não há primeiro ou último lugar, mas sim uma unidade.

Projetos