Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Imaculada Conceição - Passos-MG

Colégio

Imaculada Conceição

Passos-MG

Pastoral Escolar

A Pastoral do Colégio Imaculada Conceição visa garantir o primado de Deus, por meio da formação integral e contínua dos educandos, educadores e de suas famílias, proporcionando uma experiência pessoal de Jesus Cristo, para que o seu anúncio seja testemunhado por toda a comunidade educativa no intuito de propagar a missão concepcionista.

A Pastoral é a realização da missão educativa, pois almeja o crescimento integral da pessoa, proporcionando uma experiência com Jesus Cristo e orientando para o discernimento do projeto de Deus sobre a própria vida e sobre a história. É um espaço dinâmico de vivência dos valores cristãos. Nele encontramos diversos projetos que animam o viver comunitário, como o MAJC - Voluntariado, a Pastoral Familiar, a Catequese e o Acampe com Jesus.

Estas ações sociais têm como objetivo uma experiência de comunhão com as pessoas. Com base na realidade apresentada, os educandos são convidados a mudar o próprio olhar, fazendo uma releitura de nossas práticas cotidianas. Ainda temos os momentos celebrativos, a formação cristã de professores e funcionários, os retiros, entre outros.

Diante da realidade em que vivemos, é necessário realizar uma pastoral aberta ao contexto intercultural e inter-religioso, à luz do Carisma Concepcionista, para que o educando possa inserir-se e interferir no mundo de forma responsável, crítica e criativa.

"Deixai
vir a mim
os pequeninos"

Ensino Religioso

O material de Ensino Religioso da Rede Concepcionista tem o intuito de levar o aluno à reflexão, à descoberta e à vivência dos valores do Evangelho. Parte de dois principais referenciais: o antropológico e o teológico. 

 

A criatividade e a participação do aluno são pontos relevantes da proposta. Momentos celebrativos favorecem a internalização dos valores. 



O material pretende ser um caminho para criar empatia com os alunos e, com base no diálogo, transformar os conteúdos em vida.

Campanha da Fraternidade

Com o tema “Fraternidade e superação da violência”, a CF 2018, além de mapear a violência, colocará também em evidência as iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo. “A Igreja no Brasil escolheu o tema da superação da violência devido ao crescimento dos índices de violência no Brasil.

O lema da CF “Vós sois todos irmãos” foi extraído do capítulo 23 do Evangelho de São Mateus, no qual Jesus repreende os fariseus e mestres da lei, por suas práticas não serem coerentes com os seus discursos. “Os fariseus e mestres da lei valorizavam a sociedade hierarquizada. Jesus propõe-lhes então um novo modelo mais comunitário e fraterno “Vós sois todos irmãos”.

O cartaz da campanha da fraternidade 2018 mostra um grupo de pessoas de diferentes idades e etnias de mãos dadas, representando a multiplicidade da sociedade brasileira. Especialmente no Ano do Laicato, que terá início na Igreja no Brasil no próximo dia 26 de novembro, o convite é para, por meio da CF 2018, refletir sobre a problemática da violência, particularmente em como superá-la.

May.
07

2018

Convite: homenagem às mães

Projetos