Notícias
POR ASSUNTO
POR SEGMENTO
Sep.
15
Maternal II leva João e o Pé de Feijão para além das páginas do livro
Durante o trabalho com o livro João e o Pé de Feijão, as turmas do Maternal II Alfa e Beta viveram uma experiência que começou com uma história e foi ganhando espaço na rotina da sala. Depois de conhecerem o livro, as crianças plantaram sementes de feijão para acompanhar de perto o que aconteceria com elas.
E então veio a espera. Nos dias seguintes, os pequenos olhavam para os potes, observavam a terra e procuravam alguma mudança. Quando apareceu o primeiro brotinho, a curiosidade aumentou. Vieram os comentários, as perguntas e a vontade de acompanhar tudo de novo no dia seguinte. Cada transformação, por menor que fosse, acabava virando uma nova descoberta.
Nesse acompanhamento, trabalhamos a observação, a atenção, a oralidade e a coordenação motora fina, mas não ficou só nisso. As crianças também começaram a perceber que uma planta precisa de alguns cuidados para crescer. Água, luz e tempo passaram a fazer parte das conversas e das observações.
Foi bonito perceber como uma proposta tão simples despertou o interesse dos alunos. A história, que antes estava nas páginas do livro, passou a fazer parte da experiência deles. Plantar, esperar, observar e descobrir fizeram com que o João e o Pé de Feijão se tornasse algo vivido pelas crianças, e não apenas uma história que elas ouviram.
Fonte: Profª Beatriz Rodrigues Feres Pereira
Rede Concepcionista de Ensino





























