Notícias
POR ASSUNTO
POR SEGMENTO
Jun.
10
Projeto interdisciplinar do 6º ano integra Arte e Matemática
Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais mergulharam no universo da arte tridimensional, explorando formas, volumes e estruturas que ultrapassam o plano bidimensional do papel. Por meio de esculturas feitas com materiais diversos — como papelão, argila, palitos de picolé e sucata —, os estudantes desenvolveram não apenas suas habilidades artísticas, mas também despertaram um novo olhar para a geometria e os conceitos matemáticos presentes em suas criações.
A arte tridimensional possibilitou uma rica interdisciplinaridade com a matemática, especialmente ao trabalhar com formas geométricas espaciais, como cubos, pirâmides, cilindros e esferas. Ao construir suas obras, os alunos aplicaram conhecimentos sobre medidas, proporção, simetria e equilíbrio; aspectos essenciais tanto para a composição estética quanto para a estabilidade das peças.
O projeto evidenciou como arte e matemática caminham juntas, estimulando, ao mesmo tempo, o raciocínio lógico e a criatividade. Enquanto criavam esculturas expressivas, os estudantes também desenvolviam uma compreensão prática dos conceitos matemáticos, tornando a aprendizagem mais significativa e concreta.
As obras finais são o resultado de um processo de investigação, planejamento e experimentação, revelando o talento e a dedicação de cada aluno. Mais do que simples trabalhos manuais, representam expressões do pensamento artístico aliado ao conhecimento matemático: uma verdadeira celebração da criatividade.
Fonte: Profª Laura Freitas Reis