Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Imaculada Conceição - Passos-MG

Colégio

Imaculada Conceição

Passos-MG

Notícias

Apr.
10

2018

Escola da Inteligência: 1º Encontro para pais

No início do mês de abril, no auditório Carmem Sallés, foi realizado o 1º Encontro das Famílias do programa de educação socioemocional Escola da Inteligência, do Instituto Augusto Cury.

A palestra foi ministrada pelo consultor Gustavo Henrique Gomes, reunindo diversas famílias, para abordar o tema que será estudado ao longo dos quatro encontros: “Vida em família: aprendendo com as emoções”. Os mesmos contemplam um livro com conteúdo voltado à análise da realidade atual e dos desafios na vida das crianças.

Os pais puderam compreender o papel que as emoções exercem na vida para aprender e crescer em família. Além disso, foi proposto que criem hábitos saudáveis no tempo de convivência e juntos, possam compartilhar as tradições.

Após a palestra, as famílias foram recepcionadas com exposições de desenhos e produções textuais dos alunos do Maternal II ao 5º ano do EF, relacionadas ao tema do encontro.

Por alguns instantes, o colégio transformou-se em uma verdadeira floresta viva em família.

Confira abaixo alguns depoimentos que recebemos...

Fonte: Profa. Camila Teixeira de Carvalho Vasconcelos



»»»»»»»»»»»»»
Mãe: Evelyn Carolina de Almeida Coelho
Dia 03 de abril, com um auditório lotado, tivemos a oportunidade de ouvir o consultor Gustavo Henrique Alencar no 1º Encontro das Famílias com o tema “Vida em família: aprendendo com as emoções”; parte do projeto Escola da Inteligência.

Fomos convidados por cerca de 90 minutos a sentir e refletir sobre a instituição chamada família.

Fomos remetidos ao passado, às tradições familiares para podermos entender a importância e a influência desse passado na constituição de nossas famílias, no que ensinamos e projetamos nos nossos filhos. Pudemos relembrar brincadeiras de infância como soltar pipa, brincar de esconde-esconde, jogar bolinha de gude...

Compreendemos que a família, semelhante a vida, está em movimento, em um constante ciclo vital, no qual já fomos filhos. Hoje, temos os nossos e um dia os veremos constituindo as suas próprias famílias.

E nesses primeiros passos que demos no entendimento de nossa inteligência emocional, ficou o convite para dedicarmos um momento de reflexão sobre as nossas emoções, as nossas famílias, a nossa vida em família.

E que venham os próximos encontros, para que juntos, escola e família, possam garantir aos nossos filhos o desenvolvimentos de suas capacidades socioemocionais, para que um dia eles consigam ser gestores de suas próprias vidas.

»»»»»»»»»»»»»
Mãe: Patrícia V. M. Rezende
Parabenizo ao CIC pela parceria com o programa que desenvolve a educação socioemocional “Escola da Inteligência”.

Vivemos num mundo no qual o estresse e a ansiedade estão, cada vez mais, fazendo parte da rotina dos pais, filhos, jovens e adultos.

As informações, os conhecimentos, o avanço da tecnologia, juntamente com as cobranças, se multiplicam e nós, pais, estamos perdendo a oportunidade de vivenciar com nossos filhos, um pouco da nossa história.

Estresse e ansiedade estão fazendo parte da rotina dos pais, filhos, jovens e adultos. E foi o que esse 1º Encontro com a família CIC, através do programa da EI trouxe à tona, ou seja, um momento de reflexão da nossa história de vida relacionada aos nossos filhos, deixando-nos alguns questionamentos: estamos zelando pela qualidade do tempo que passamos com nossos filhos? Observamos as atitudes deles diante das dificuldades? Ensinamos a serem autores da própria história?

Acredito que estes e muitos outros questionamentos vieram até nós que participamos do encontro. E estes questionamentos, com certeza, nos ajudarão a buscar e aprender, junto com nossos filhos, a importância do desenvolvimento da saúde emocional.

A Escola da Inteligência vem preencher uma lacuna na formação do ser humano. Ela estrutura emocionalmente os alunos, para que não sejam vítimas de armadilhas que lhe roubem a paz e a beleza da vida. Ensina a serem donos da própria história, gestores de emoções, a desenvolverem valores fundamentais e importantíssimos como altruísmo, resiliência e carisma.

Com certeza, a Escola da Inteligência fará de nossas crianças seres melhores e muito mais felizes.

»»»»»»»»»»»»»
Mãe: Mônica Lemos

A Escola da Inteligência vem preencher uma lacuna na formação do ser humano. Ela estrutura emocionalmente os alunos, para que não sejam vítimas de armadilhas que lhe roubem a paz e a beleza da vida. Ensina a serem donos da própria história, gestores de emoções, a desenvolverem valores fundamentais e importantíssimos como altruísmo, resiliência e carisma.

Com certeza, a Escola da Inteligência fará de nossas crianças seres melhores e muito mais felizes.

»»»»»»»»»»»»»
Mãe: Ana Cláudia Ferreira Pereira Machado – ex-aluna do Colégio Imaculada Conceição e mãe dos alunos: Augusto Pereira Machado (3º Ano-Beta) e Rafael Pereira Machado (Pré-Alfa).

Participei dos dois primeiros encontros oferecidos pelo Colégio Imaculada Conceição, em parceria com a Escola da Inteligência. Avalio de suma importância essa interação e comprometimento com os alunos e com a família, visando um maior desenvolvimento socioemocional de seus alunos.

No primeiro encontro, com a família, foi apresentada a proposta e, a partir do segundo encontro, conhecemos o objetivo geral e os objetivos específicos do Programa da Escola da Inteligência.

Foi discutida a importância do papel da família no desenvolvimento emocional dos filhos e tivemos a oportunidade de compartilhar, com os colegas – pais, as recordações de uma infância saudável.

A Escola da Inteligência como disciplina é a nova proposta do Colégio Imaculada Conceição e visa preparar os alunos para enfrentar as adversidades encontradas na atual conjuntura, a fim de se obter o desenvolvimento da inteligência, sem comprometer a saúde emocional e o relacionamento social. A participação da família nesse processo é muito importante pois, é nela que se constrói o alicerce para a formação de um adulto seguro e feliz.

Com certeza, estarei presente nos próximos encontros.

Um grande abraço a toda direção e coordenação desse projeto.

»»»»»»»»»»»»»
Mãe: Marta Fandiño

“Este depoimento tem o objetivo de externar meus sinceros agradecimentos e também parabenizar o Colégio Imaculada Conceição pela iniciativa, em 2018, de incluir na grade curricular do ensino fundamental a disciplina voltada ao Programa da Escola da Inteligência.

Trata-se de um trabalho socioemocional aplicado aos alunos de 1º a 9º ano que, desde o seu primeiro dia de aula, já apresentou resultados positivos no comportamento das nossas crianças.

O espírito de trabalho em equipe, a gentileza, a paciência, o foco no objetivo a ser alcançado, tudo isso pôde ser percebido nos alunos, logo no início do programa.

Ao participar da palestra ministrada pelo colaborador do programa, professor/consultor Gustavo Henrique Gomes, pude compreender que todas aquelas mudanças no comportamento da minha filha - a título de exemplo - eram decorrentes da E.I. – Escola da Inteligência, como é conhecido o referido programa.

Resiliência e Gestão das Emoções são os objetivos desta disciplina aplicada as nossas crianças, em compensação às tamanhas mudanças evolutivas trazidas pela era digital e pela violência que assola nossa geração. Ensina-as a agir e conviver com tranquilidade, consciência e, acima de tudo, respeito a si mesmo e ao próximo.

Em tempo de excessivas disfunções psicológicas que atingem, principalmente, nossos jovens e adultos em idade produtiva, a Escola da Inteligência nos traz a esperança de estarmos encaminhando nossas crianças a uma possível correção futura desses padecimentos.

Ao CIC, meu total apoio ao projeto!”

»»»»»»»»»»»»»
Mãe: Graziele Chagas de Melo Oliveira

Nos encontros da escola da inteligência a proposta é trabalhar as emoções, assim como vem sendo feito com nossos filhos no dia a dia na escola.

O objetivo do primeiro encontro, ao meu ver, foi totalmente alcançado, extremamente emocionante passear pelas minhas recordações e lembranças.

A medida que o encontro era conduzido foi bom recordar das brincadeiras realizadas com os primos, a agradável convivência com meu avô e até mesmo as broncas de minha mãe nas “artes” realizadas.

Foi possível, através dessa reflexão, observar que nós, pais, estamos envolvidos com nosso trabalho, nossas atividades e nossos filhos acabam indo mais cedo para a escola.

Nos momentos em casa, as crianças acabam ficando tempo demasiado envolvidos com jogos eletrônicos e outros. Daí a importância de resgatar o convívio familiar para a formação das emoções dos nossos filhos, bem como a parceria com a escola para o êxito do trabalho de formação.

»»»»»»»»»»»»»
Mãe: Lúcia Maria Macedo Ramos
Mãe dos alunos: Lucas Macedo Ramos 5º beta e Guilherme Macedo Ramos 3º alfa

Com grande satisfação, que nós pais, recebemos a notícia de que o CIC Passos adotou o projeto da Escola da Inteligência. Um programa para ensinar os alunos, pais, professores e todos os colaboradores da escola uma “Cultura de Paz”.

Faz parte do programa material didático, aulas semanais para alunos e reuniões bimestrais para os pais. O conteúdo abrange o autoconhecimento e o respeito ao próximo. Quando nos conhecemos melhores, podemos corrigir nossos defeitos e valorizar nossas qualidades. Assim respeitando o próximo através da empatia, paciência, partilha e caridade, construímos, a nossa volta, harmonia.

Parabéns ao CIC Passos. Com a Educação e uma Cultura de Paz transformamos o mundo!