Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Imaculada Conceição - Passos-MG

Colégio

Imaculada Conceição

Passos-MG

Notícias

Jun.
17

2021

Cartas para Quem Acolhe

No mês de maio, os alunos do Colégio Imaculada Conceição de Passos, participaram de uma iniciativa organizada pelo Setor de Pastoral sob inspiração da postura do mês, proposta pelo Projeto Agenda Concepcionista. Com o nome de “Cartas para quem Acolhe”, a atividade procurou valorizar o trabalho de acolhimento que vários profissionais realizam na cidade de Passos.

A iniciativa mobilizou toda a escola para a escrita de cartas que seriam enviadas a mais de 400 pessoas que diariamente testemunham a alegria de acolher bem. A partir da sugestão da professora de português do Ensino Fundamental, Juliana Amorim, as cartas foram destinadas a profissionais da saúde que estão atuando na linha de enfrentamento da COVID-19, na Santa Casa de Misericórdia e no cuidado dos idosos do Lar São Vicente de Paulo.

O projeto contou com a adesão efetiva de toda comunidade escolar: alunos desenharam e escreveram a sua gratidão e o reconhecimento do importante trabalho realizado por estas pessoas na cidade; os professores ajudaram na leitura, correção e organização das cartas; as irmãs ajudaram dobrando as cartinhas e preparando os envelopes; os integrantes do MAJC colaboraram separando e colando etiquetas, enfim.

Além disso, as irmãs concepcionistas da comunidade de Passos enviaram uma carta às Irmãzinhas da Imaculada Conceição, congregação responsável pelo Departamento de Assistência Religiosa da Santa Casa de Misericórdia de Passos. Por sua vez, o Conselho Diretor do CIC, enviou uma carta ao Conselho Superior e Mesa Administrativa da Santa Casa, bem como à Direção do Lar São Vicente de Paulo. Em tais mensagens afirmou-se que “encontramos na figura de todos estes profissionais, aquele modelo de dedicação ao próximo que se assemelha a Cristo, o Bom Samaritano, que acolhe e cura as feridas da humanidade”.

Por meio dessa atividade, os alunos foram levados a refletir sobre a importância do trabalho que várias pessoas exercem na cidade de forma anônima. Não apenas os médicos, enfermeiros e especialistas da saúde, mas também os funcionários do setor administrativo, limpeza, recepção, entre outras áreas, contribuem de forma significativa na tarefa de acolher aqueles que nesse momento mais precisam.

Fonte: Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral