Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Imaculada Conceição - Passos-MG

Colégio

Imaculada Conceição

Passos-MG

Notícias

Jun.
04

2021

Jardim dá início ao projeto "Varal das Letras"

É preciso reconhecer que o acesso inicial a língua escrita não se reduz ao processo de aprender a ler e escrever, no sentido de grafar e decodificar palavras. Na verdade, o letramento possui um caráter abrangente.

Esse fato demonstra a importância do papel social da escola em inserir, desde bem cedo, as crianças no universo das práticas letradas. O processo é ideal, para que se apropriem da leitura e da escrita, a partir da participação em práticas sociais de leitura e escrita.

Percebemos assim, a importância do “letramento” para o processo de alfabetização, de se alfabetizar numa perspectiva de letramento. Pensando nisso, demos início ao projeto Varal das Letras com as crianças do Jardim. Como ponto inicial, fizemos a entrega significativa do material manipulativo (espécie de varal com grupos de letras do alfabeto). As crianças ficaram curiosas para descobrir o que tinha dentro da caixa mágica. Assim que foi desvendado o segredo, elas começaram a manipular o material formando o próprio nome, mostrando a letra inicial do nome do papai e da mamãe.

Agora, será dada a continuidade ao projeto em sala de aula e algumas atividades serão realizadas em casa.

Acreditamos que uma prática pedagógica que propicie o desenvolvimento de atividades significativas pode contribuir muito, a fim de que nossos alunos desenvolvam conhecimentos sobre o sistema de escrita, desde a Educação Infantil.

Fonte: Juliana Zorzin Silva
Coordenadora Pedagógica / Educação Infantil e Ensino Fundamental