Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Imaculada Conceição - Passos-MG

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Imaculada Conceição

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Notícias

Apr.
10

2020

Fim do recesso escolar
e volta às aulas

Publicado originalmente dia 9 de abril de 2020, na seção "Comunicados" dos respectivos "Cursos" deste site, e em "Avisos," nas áreas restritas (Centrais) do site e no aplicativo Concepcionista.

Fim do recesso escolar e volta às aulas utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem

Senhores pais,

Diante de um cenário desafiador, no qual estamos inseridos, acreditamos que o trabalho colaborativo e a parceria entre a família e escola são essenciais para garantir que nossas crianças e adolescentes continuem, mesmo que em outros espaços, conquistando aprendizagens e desenvolvendo-se cognitivamente, emocionalmente e espiritualmente.

Enquanto os alunos estarão no recesso escolar até o dia 13/04, a equipe de educadores, após os 15 primeiros dias concedidos, iniciou o processo de capacitação para a utilização de tecnologias e demais ferramentas para serem usadas com os alunos (realizada nos dias 7, 8 e 13 de abril).

Com o intuito de manter o estímulo intelectual, o ritmo de aprendizagem, o alinhamento com o conteúdo escolar previsto e, atendendo aos pedidos de diversas famílias, para que evitemos a ociosidade dos alunos nesse período, serão elaboradas atividades a serem realizadas em casa por todos os alunos, desde o Minimaternal até o Ensino Médio, de acordo com o nível e autonomia de cada faixa etária.

As orientações da escola, nesse momento, são de grande valia, pois temos uma equipe capacitada para transmitir conteúdos adequados e direcionados, de acordo com a faixa etária de cada um, mantendo a integridade e intelecto dos alunos, a fim de que, ao retornar à normalidade, não tenhamos uma quebra cognitiva, o que poderá ocasionar vários impactos no processo ensino-aprendizagem.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os regulamentos sobre a matéria (Lei nº9394/1996, art. 32, §4º; Decreto nº 9.057, art. 9º, I; Portaria MEC nº 343/2020 e Decreto nº 9235/2017) preveem a possibilidade de oferecimento do ensino à distância em situações emergenciais para o ensino fundamental, médio e superior, garantindo assim a continuidade da aprendizagem que já fora iniciada desde fevereiro de forma presencial.

Para a Educação Infantil, o Conselho Nacional de Educação está em estudo quanto ao oferecimento de atividades remotas que possam ser consideradas posteriormente como complementação de aprendizagem, perfazendo uma parte da carga horária do ensino. Nesse sentido, estamos tomando todos os cuidados, pois temos ciência de que alguns podem ter dificuldades na realização de atividades, porém a escola garantirá atendimento remoto às famílias e/ou alunos que necessitarem.

A partir do dia 14/04, de acordo com os níveis de ensino, idades dos alunos e, levando em consideração o desenvolvimento e autonomia, os planejamentos e atividades a serem realizadas em casa, estarão disponíveis em nossa Central do aluno, cujo acesso é feito através do nosso site. Na Central estarão determinadas as atividades de cada série bem como os procedimentos. Para cada etapa, há diversas ferramentas a serem utilizadas, detalhadas abaixo:

Educação Infantil – Respeitando a autonomia, os alunos ainda não possuem capacidade para o ambiente virtual de aprendizagem, para fazerem uso adequado das plataformas digitais. As atividades, nessa idade, devem ser realizadas e orientadas por um adulto. Por isso, foram criados grupos de WhatsApp (Sala Virtual), incluindo o responsável por cada criança. Esse grupo terá como administradora a professora e, através dele, os pais e/ou responsáveis poderão tirar dúvidas, trocar experiências e acompanhar todo o processo pedagógico do aluno. Na Central do aluno, estarão traçadas todas as atividades a serem feitas semanalmente com os alunos. Algumas atividades serão realizadas no material do aluno e, por isso, quando for necessário utilizar o mesmo (enviaremos o comunicado para que os senhores retirem o material no colégio através do WhatsApp), e outras serão feitas levando-se em consideração os direitos de aprendizagem da criança, proposto pela BNCC – conviver, explorar, participar, brincar , expressar-se e conhecer-se.Propõe-se a indicação de leitura,vídeos com explicação dos conteúdos a serem assimilados pelos educandos além de músicas, histórias contadas, atividades de expressão corporal. Enfim, todas as atividades relacionadas aos campos de experiências definidas pela BNCC e, de acordo com grade curricular, estarão contempladas em nosso trabalho no ambiente virtual de aprendizagem.

Ressaltamos que para os alunos do Minimaternal, Maternal I e Maternal II, as atividades lançadas na Central do aluno serão lúdicas, interativas, viso –motoras e esportivas, além do aspecto socioemocional e espiritualidade que embasarão todas as atividades, estabelecendo o vínculo entre professor e aluno. Dessa maneira, no retorno presencial à escola, a readaptação será mais tranquila. Para estas séries, os pais poderão optar em realizar as atividades com a sua criança ou não, de acordo com a disponibilidade e critério de cada um.

Para os alunos de 4 e 5 anos, as atividades terão uma abordagem lúdica, porém com uma proposta mais pedagógica e efetiva em relação à leitura e escrita, através de conteúdos já ministrados e conteúdos novos. Para esta faixa etária, para que não ocorra defasagem pedagógica das nossas crianças ao retornarem para a escola presencialmente, torna-se necessário que os pais direcionem as crianças para a execução diária da rotina que será proposta. Fiquem tranquilos, pois as professoras estarão auxiliando, quando necessário.

Ensino Fundamental (anos iniciais) – de acordo com o nível de desenvolvimento e autonomia, os alunos já possuem maior desempenho na utilização de plataformas digitais. Mesmo assim, a presença de um adulto na orientação e desenvolvimento da atividade ainda é ponto fundamental. Da mesma forma que na Educação Infantil, foram criados grupos de WhatsApp (Sala Virtual) incluindo o responsável por cada criança.

Esse grupo terá como administradora a professora e, através dele, os pais e/ou responsáveis poderão tirar dúvidas, trocar experiências e acompanhar todo o processo pedagógico do aluno. Na Central do aluno, estarão lançadas as atividades e tarefas a serem realizadas. Serão ainda postadas aulas virtuais, indicação de links para complemento de conteúdo, mapas conceituais, resumos, revisões de conteúdos já trabalhados, bem como retomada dos fatos (matemática), interpretação de textos, leituras e ortografia das palavras (português).

Os alunos também utilizarão a plataforma Teams. Essa ferramenta permitirá que eles assistam as aulas com suas professoras e utilizem os diversos recursos oferecidos, conforme a necessidade de cada conteúdo trabalhado, durante o período de estudos em casa. Caso haja algum material do aluno que ainda não esteja em casa, no grupo Sala Virtual, será avisado o dia e horário para a retirada do mesmo, de modo que não haja aglomeração.

Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio – para os alunos que se encontram nesta faixa etária, cuja autonomia e desempenho com a tecnologia é bem maior, o Sistema de Ensino Anglo disponibilizará um ambiente virtual de aprendizagem Plurall que oferecerá suporte aos alunos e educadores.

Nesse ambiente, serão disponibilizados videoaulas, atividades complementares e exercícios on-line com registro de acesso dos alunos. Outro recurso que também fará parte desse ambiente de trabalho e estudos é a plataforma Teams. Essa ferramenta dará oportunidade aos alunos de participarem das aulas em tempo real e utilizar outros recursos disponíveis, conforme a necessidade de cada turma e dos conteúdos trabalhados.

Além disso, da mesma forma que no Ensino Fundamental (anos iniciais), a Central do Aluno também será utilizada para oferecer as orientações sobre o desenvolvimento das aulas, propostas de trabalho e horários de estudos, favorecendo a aprendizagem dos alunos. Também como forma de facilitar a comunicação professor/ aluno, poderá, a critério do professor ou equipe, ser criado grupo de WhatsApp de cada sala.

Será encaminhado por e-mail e publicado no site do CIC em “Comunicados/Avisos”, um manual para preparação do ambiente virtual de aprendizagem. Ele auxiliará a organização do ambiente de estudos dos alunos, além de comunicar os horários das aulas no ambiente virtual e orientar a rotina de trabalho dos educandos. O manual também apresentará os passos para os alunos instalarem a plataforma Teams.

Para esclarecimentos ou dúvidas que poderão ocorrer, pedimos que entrem em contato conosco, através dos e-mails da equipe gestora ou pelo “Fale conosco”, disponível no site do Colégio:

juliana@cicpassos.com.br
Coordenadora pedagógica da Ed. Infantil ao 5º ano - Juliana Zorzin

orientacaovespertino@cicpassos.com.br
Orientadora educacional da Ed. Infantil ao 5º ano - Denise Lemos.

adriana@cicpassos.com.br
Coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio - Adriana Faria de Alcântara Dias

pastoral@cicpassos.com.br
Coordenadora de Pastoral - Irmã Helizangela Silva Goes

diretoria@cicpassos.com.br
Irmã Catarina Salviano da Cunha

Recordamos que, durante todo esse período de trabalho, vocês também receberão comunicados e informativos que os colocarão cientes do cenário educativo e da proposta pedagógica desenvolvida.

Nós, como escola, que possui o compromisso de oferecer um ensino de excelência, não mediremos esforços, para que nossa missão seja cumprida, independentemente de situações adversas. Estaremos distantes fisicamente, mas conectados por meio de recursos tecnológicos e, especialmente, pela conexão afetiva que há em toda a comunidade Concepcionista.

Que Santa Carmen Sallés nos direcione, que Maria Imaculada nos proteja com seu manto maternal e que Jesus nos ilumine nessa caminhada.

Contamos e confiamos em todos vocês.
Equipe Educativa do CIC